Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Res: Salário: AI Pleno em SP

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Rafael Moraes <souza.moraes AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Salário: AI Pleno em SP
  • Date: Tue, 6 Jul 2010 15:19:58 -0300

Gostaria da opinião de vocês a respeito do mercado para quem inicia. Para alguém que deseja se tornar um arquiteto de forma séria. Eu, por exemplo, não consigo uma oportunidade de entrar como JR (ou qualquer outra denominação que se queira). Sempre atuei como webdesigner e sou formado em Publicidade. Comecei minha busca para me tornar um AI participando do treinamento (acho que não pode ser considerado um curso, pela quantidade de horas) da Jump Education e, depois, comecei a pós-graduação em AI da FIT. Em termos de uma formação teórica, para um AI no Brasil, acredito que não exista nada melhor, pelo menos por enquanto. Então me considero um profissional que quer se tornar AI de forma séria, pois tenho buscado, a duras penas, o que existe de mais sério ao meu alcance. Pois bem..

Por um outro lado - ou, melhor, pelo mesmo lado - a um bom tempo se fala na falta de profissionais de AI no país. Com direito a matéria na Info. (em que o Guilhermo foi entrevistado) em que se afirma que "sobram vagas e bons salários para arquitetos de informação". Como não vejo reflexo disso no meu dia-a-dia de um profissional que busca uma primeira oportunidade, acabei chegando à seguinte conclusão: os contratantes estão preferindo oferecer 30% a mais em salário e benefícios para roubar um profissional do concorrente. Mas estão se esquecendo de investir na formação de novos profissionais. O que está sendo (e vai continuar) muito bom para muitos dos que fazem parte desta lista, por exemplo, mas que vai ser prejudicial para esses contratantes no longo prazo.

Por fim, para contribuir com o tema principal da discussão, que é, a meu ver, se somos analistas/estrategistas ou apenas uma ponte entre a estratégia nenhuma e a necessidade de transmitir profissionalismo para o cliente por meio de protótipos navegáveis... Eu mesmo já pensei em criar um blog focado em oferecer tutoriais que ensinam a criar sitegramas no Visio e wireframes e protótipos no Axure e Justinmind. Tipo.. o Gary Vaynerchuk dos protótipos! Abordaria todas as ferramentas, inclusive Catalyst e Fireworks CS5... Quem sabe assim conseguiria uma oportunidade mesmo sem experiência. O que eu quero dizer é que existe sim um apelo forte para as ferramentas e um desconhecimento profundo a respeito da profissão (alguém já disse aqui a pouco tempo, com muita pertinência, que os job description no Brasil ainda são indefinidos e muito abrangentes). Não acredito que seja o caso do UOL, pois já participei de processos de seleção deles e não passei nem da Cadmus, o que mostra que eles sabem bem o que querem.



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page