aifia-pt - Re: [AI] Res: Salário: AI Pleno em SP

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Leticia Cianconi <lecianconi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Salário: AI Pleno em SP
  • Date: Tue, 20 Jul 2010 22:40:53 -0300

Complementando (ou não :p) dizer que são operadores de Axure pela carência de cursos superiores é superestimar o valor real de uma faculdade em uma profissão tão nova e tão heterogênea. Aliás, curso superior em AI / UX, socorro, né. O bacana da área é justamente receber pessoas de diferentes visões, formações, expectativas, olhares, backgrounds.... Criar um curso superior só irá engessar e por todo mundo igualiznho. Não acho q seja por aí.

Sobre ter pós na área, ai acho mais válido, entretanto, vale ressaltar que não é a pós que vai fazer de você um profissional ou, em última instância, irá qualificar você para uma vaga. Eu já fiz uma pós na área, no Rio, e achei muito válida. Porém, (me desculpem o que acharem minha visão radical, maasssss) a maioria dos alunos era absolutamente perdida e parecia ter ido parar lá de para-quedas. No final da pós, muitos alunos ainda não sabiam a diferença entre acessibilidade e usabilidade, só para ficar no basicão. E não, não era a qualidade do curso, que era ótima, tampouco as dos professores, que era excelente. Era qualidade dos alunos mesmo e o despreparo. E eu percebo que muitos que vão para uma pós, o fazem por motivos errados - foram fraquinhos na faculdade, não arrumam emprego, querem ganhar um aumento de salário (vc vê isso demais entre funcionários públicos), são preguiçosos e acham que na pós irão encontrar quem explique tudo tin-tin por tin-tin sem que eles tenham que ler livros e não entenderam q a fase babá já acabou etc etc. É claro que há exceções, óbvio, mas não é raro você encontrar esse perfil de "perdidões que precisam de babás" em pós-graduações pelo Brasil.

Não estou, de forma alguma, querendo dizer que devemos acabar com as pós ou sendo contra a quem faz. Acho válida, eu mesma fiz e faria de novo. Mas não vamos por a responsabilidade para a qualificação e o preparo e a raça de por a cara pra aprender, que é individual, num curso. O curso serve para dar o pulo do gato, para network, para troca de experiências. O resto, e até mesmo o aprendizado, é com cada um.

Sobre a diferença entre os salários de sêniores e plenos e juniores, eu acho que a Melina, se não me engano, deu uma boa pista: muita gente (talvez os solitários tão comuns na nossa profissão?) deve ter se classificado como sênior e na hora de botar o salário, resolveu por o real. E deu essa bizarrice.

Leticia