aifia-pt - Re: [AI] Salário: AI Pleno em SP

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Hélio Eduardo Lopes <helio1972 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Salário: AI Pleno em SP
  • Date: Mon, 5 Jul 2010 17:39:15 -0300

Gino, acho que foi a resposta mais bacana de todas as que rolaram aqui.

Tenho pouco tempo trabalhando como AI. Nesse ano de trabalho, já montei minhas referências básicas e a maneira de buscar uma boa maneira de trabalhar. Discuto estratégias de negócios junto com clientes, busco entender o negócio de cada um, busco informações fazendo benchmarking, muitas vezes cruzados (outros segmentos de mercado) e alio a isso a questão de oferece a melhor solução para o cliente. Mas acho que é o que todos aqui devem fazer, certo?

Mas o que vejo aqui na lista é que há muitos que criticam o trabalho dizendo que do jeito X ou Y ficaria melhor, sem ter todos os dados do briefing. Aí fica um questionamento, será que essas respostas seriam discussão de estratégia? Será que isso é falar em estratégia ou apenas falar de resultados?

Também percebo esse vácuo entre quem já tá a mais tempo e os mais novos, que às vezes ficam com receio de perguntar. Talvez até poor conta dessas respostas sobre o que foi feito. Pode até ser meio nóia minha, mas...

Mesmo assim, me coloco humildemente na posição de um dos sobrinhos do Eduardo. Quero aprender sim, com a galera mais experiente do que eu.  Só acho que se fala pouco em estratégias.

Por outro lado, em relação ao que foi citado sobre o que é ser AI e a visão do mercado em relação a isso, vejo que o mercado entende, pelo que posso perceber, um paralelo entre a posição de AI e o webdesigner, que quem sabe usar os programas (como Visio e xure), por consequencia, terá condições antes de desenvolver um conceito para o site (ou qualquer outro tipo de necessidade de comunicação) do cliente.

Tio, fale mais de estratégia... Há sobrinhos louco de interesse no saber... Por exemplo, o que vocês imaginam quando a Folha se coloca com um scroll gigantesco na home? Seria melhor diminuir o número de notícias e trabalhar com menos destaques, a fim de cansar menos o usuário?

Abs,

Hélio Eduardo Lopes
Arquiteto de Informação / Web Redator / Roteirista de HQs
21 8151.5727
Vem aí
O Grande Livro Branco