aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Tue, 4 Nov 2008 11:44:15 -0200

> não do modo ainda ingênuo como está sendo descrito aqui. Os AIs podem ficar
> tranquilos que sempre existirão portais corporativos e intranets a
> estruturar. A AI continuará tendo o seu papel essencial como uma advogada
> dos usuários.

Concordo que exitirá demanda para categorização profissional, mas essa
estória de AI ser advogada dos usuários é conversa fiada. Seu papel é,
como você deixa claro mais à frente, representar a visão da
organização de modo que seu poder seja mantido. Em alguns casos o
objetivo é facilitar o acesso à informação, em outros, dificultar.

> Imaginem se a IBM, a Microsoft, a Petrobras, o Itaú/Unibanco,
> a Vale, as instituições do governo brasileiro ou americano vão deixar algum
> dia os usuários da web classificarem as suas informações?

Na verdade isso já está acontecendo, independente destas organizações
quererem ou não. Várias vezes os blogueiros se organizaram para
categorizar certas páginas de um modo a obter efeitos jocosos na busca
do Google. Não me lembro de um exemplo real, mas algo como digitar
"péssimo sistema operacional" e aparece a página oficial da Microsoft.

Vale ressaltar que AI não se resume à grandes organizações. Geralmente
estas são as últimas a se atualizar, quando são forçadas pelo mercado.

A IBM por exemplo em 2004 anunciou experimentar folcsnomia em sua Intranet:
http://thecommunityengine.com/home/archives/2005/03/ibms_intranet_a.html

> [...]
> existirem nichos específicos (as aplicações ditas "web 2.0", por exemplo) em
> que isso será não só desejável, como pode se tornar o próprio objetivo do
> negócio e do lucro da empresa. Mas isto dentro daquele contexto único e
> determinado. No mais, somente com uma profunda mudança cultural e política
> que, na melhor das hipóteses, ainda vai demorar algumas gerações para se
> completar. É aquela questão da mudança do paradigma, e este não está contido
> só na tecnologia, está principalmente na cabeça das pessoas e nas estruturas

Eu acho que estamos em curso acelerado nessa mudança cultural. Prefiro
não deixar minha barba de molho e aproveitar às novas oportunidades
que a mudança está proporcionando.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR