aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Tue, 4 Nov 2008 14:15:12 -0200

> Muita gente não arruma nem o relógio do microondas, por que vai personalizar
> um site? Talvez os feeds dum iGoogle da vida, pode ser.

A personalização toma maiores proporções quando é social, quando se
torna fator de identificação ou de diferenciação. A demanda por
personalização é tão grande no MySpace que existem profissionais
especializados em criar perfis.

> Agora, já que o Agner citou que uma Petrobras etc não vai querer que as
> pessoas mexam na organização de seu conteúdo, fico pensando também: por que
> alguém ia querer fazê-lo?

Já ouviram falar da Goldcorp? A mineiradora que liberou as informações
geológicas de uma possível jazida na Internet para que as pessoas
identificassem a posição do ouro? O caso é descrito no livro
Wikinomics. Aqui tem uma menção:
http://boostalpha.blogspot.com/2008/01/entrevista-don-tapscott-autor-do-livro.html

> - Olha, entrei no site dessa empresa pra ver os produtos, vou aproveitar e
> arrastar o menu pra cá e dar uma tag pra isto. Soa improvável...

Claro. Você está aplicando o recurso de personalização no modelo
atual. Estes recursos serão mais úteis em modelos de negócio
diferentes.

> Às vezes isso me parece um pouco ir a um restaurante e indicar ao cozinheiro
> quais temperos ele deve usar. Ok, existe espaço pra isso - Spoleto que o
> diga -, mas não quer dizer que seja uma mega tendência obrigatória.

Spoletto é uma das redes que mais crescem no Brasil. O sucesso não
advém da melhor comida, até porque se você não souber combinar, fica
horrível. As pessoas gostam do Spoletto porque é diferente, você não
come sempre a mesma comida. Em grupo, ao invés de conversar se o
cozinheiro mandou bem ou não, as pessoas conversam sobre seus gostos.

Além disso, capitaliza em cima do discurso de slow-food e alimentação
saudável. Comida boa é comida caseira, que você mesmo prepara. No
Spoletto não é bem uma comida caseira, mas você participa do processo,
você escolhe. Se não é uma combinação saudável, você faz isso pela sua
vontade, não por uma imposição de um cardápio totalitário, como o das
redes de fast-food.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR