aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Ana Paula Margarites" <anamargarites AT gmail.com>
  • To: mauro.pinheiro AT gmail.com, "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Mon, 3 Nov 2008 17:38:22 -0200

O Mauro tava dizendo:
"O grande barato então seria ter um sistema que
de fato aprendesse com o uso, percebesse padrões de uso de uma
determinada pessoa ao longo do tempo e fosse se adaptando
discretamente a essa pessoa."

Isso seria muito legal. A única coisa que me preocupa, quanto a sistemas que "aprendem" como se comportar diante de mim (enquanto usuária, e não AI) é que às vezes estes sistemas "inteligentes" cometem erros - como a correção ortográfica do Word, por exemplo, que tenta ser gentil e acaba sendo muito, muito irritante.
Isso me lembra um artigo muito bom que li na Wired há quase dez anos. Se chama One Half of a Manifesto - Why stupid software will save the future from neo-Darwinian machines.
Catei o link e aqui vai ele:
http://www.wired.com/wired/archive/8.12/lanier.html

Felizmente, os tempos são outros. :)
A respeito de sistemas que aprendem com o comportamento do usuário e passam a reagir a ele: Sugiro aos interessados no assunto que leiam os textos sobre Hipermídia Adaptativa do professor Luiz Pallazo (meu conterâneo aqui dos pampas)

http://ia.ucpel.tche.br/~lpalazzo/sha/sha.htm

Abração a todos os colegas da lista :)

--
Ana Margarites
*sorry this is an email and not a face-to-face conversation*