aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Mon, 3 Nov 2008 13:06:05 -0200

Não é só uma tendência de AI. A participação na esfera pública é um
dos pilares da modernidade.

A novidade é que a participação que antes era abstrata, como por
exemplo na representação por personas, está dando lugar à participação
cada vez mais concreta, como no design participativo que mostrei no
EBAI.

Folcsonomia (flickr.com), customização (bbc.com), crowdsourcing
(wepc.com), conteúdo gerado pelo usuário (blogger.com) e similares são
tentativas de habilitar tal participação, em diferentes níveis. Nesses
sistemas, o usuário é cocriador efetivo das estruturas de
classificação e acesso à informação.

Nesse cenário faz muito mais sentido um sistema que ajude e ensine as
pessoas a organizar suas informações do que um Personal Information
Architecture ou um Operador de Axure.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR