aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Emerson Niide" <emersoncn AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Tue, 4 Nov 2008 14:26:54 -0200

Fred,

Sem dúvida num MySpace, numa Wikipedia, etc. etc., você vai ter uma demanda muito grande por participação, personalização etc. Como sempre teve em fóruns, em cor de parede de casa, enfim.

Agora, acho que rola um grande exagero por aí de acharem que tudo deve ser personalizável, tagueável e com logotipo arrastável. Às vezes é indispensável, às vezes não faz sentido.

O Spoletto cresce, a Subway cresce, mas isso não quer dizer que personalização seja o santo graal dos negócios. Até aí, a Apple é uma das empresas mais, mais, mais fechadas do mundo e mesmo assim tem, hoje em dia, dinheiro em caixa pra comprar a Dell - bom exemplo de empresa que vende produtos personalizáveis.

Não digo que uma forma é certa e a outra errada. Só queria lembrar que existem possibilidades e possibilidades, mas muitas vezes o 'novo' é visto como 'correto', e acho isso um pouco perigoso.

A gente pode ser um pouco Spoleto, mas pode ser também um pouco Jun Sakamoto, que não deixa seu consumidor personalizar nem a quantidade de shoyu que usa.

Qual dos dois está correto? Acho que os dois.

2008/11/4 Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
> Muita gente não arruma nem o relógio do microondas, por que vai personalizar
> um site? Talvez os feeds dum iGoogle da vida, pode ser.

A personalização toma maiores proporções quando é social, quando se
torna fator de identificação ou de diferenciação. A demanda por
personalização é tão grande no MySpace que existem profissionais
especializados em criar perfis.

> Agora, já que o Agner citou que uma Petrobras etc não vai querer que as
> pessoas mexam na organização de seu conteúdo, fico pensando também: por que
> alguém ia querer fazê-lo?

Já ouviram falar da Goldcorp? A mineiradora que liberou as informações
geológicas de uma possível jazida na Internet para que as pessoas
identificassem a posição do ouro? O caso é descrito no livro
Wikinomics. Aqui tem uma menção:
http://boostalpha.blogspot.com/2008/01/entrevista-don-tapscott-autor-do-livro.html

> - Olha, entrei no site dessa empresa pra ver os produtos, vou aproveitar e
> arrastar o menu pra cá e dar uma tag pra isto. Soa improvável...

Claro. Você está aplicando o recurso de personalização no modelo
atual. Estes recursos serão mais úteis em modelos de negócio
diferentes.

> Às vezes isso me parece um pouco ir a um restaurante e indicar ao cozinheiro
> quais temperos ele deve usar. Ok, existe espaço pra isso - Spoleto que o
> diga -, mas não quer dizer que seja uma mega tendência obrigatória.

Spoletto é uma das redes que mais crescem no Brasil. O sucesso não
advém da melhor comida, até porque se você não souber combinar, fica
horrível. As pessoas gostam do Spoletto porque é diferente, você não
come sempre a mesma comida. Em grupo, ao invés de conversar se o
cozinheiro mandou bem ou não, as pessoas conversam sobre seus gostos.

Além disso, capitaliza em cima do discurso de slow-food e alimentação
saudável. Comida boa é comida caseira, que você mesmo prepara. No
Spoletto não é bem uma comida caseira, mas você participa do processo,
você escolhe. Se não é uma combinação saudável, você faz isso pela sua
vontade, não por uma imposição de um cardápio totalitário, como o das
redes de fast-food.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR