aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luiz Agner" <luizagner AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Tue, 4 Nov 2008 10:22:37 -0300

A conversa está beirando a inteligência artificial, mas eu acho grande parte disso tudo uma mera viagem na maionese.

Na verdade, não só muitas pessoas podem preferir NÃO utilizar a oportunidade de organizar sistemas à sua maneira, como um grande número de empresas e organizações (a maioria, diga-se de passagem) teriam verdadeiro pavor de deixar o público externo organizar a sua informação. Em outras palavras, enquanto existirem organizações como as empresas multinacionais, as instituições de governo, e outras do naipe, com finalidades de negócios e interesses próprios, não será permitido aos sistemas "aprender" os modelos mentais coletivos, ou organizar a informação participativamente, pelo menos não do modo ainda ingênuo como está sendo descrito aqui. Os AIs podem ficar tranquilos que sempre existirão portais corporativos e intranets a estruturar. A AI continuará tendo o seu papel essencial como uma advogada dos usuários.  Imaginem se a IBM, a Microsoft, a Petrobras, o Itaú/Unibanco, a Vale, as instituições do governo brasileiro ou americano vão deixar algum dia os usuários da web classificarem as suas informações?  A classificação/apresentação da informação é uma prerrogativa do poder, sobre o qual dificilmente as organizações podem abrir mão. Independentemente de existirem nichos específicos (as aplicações ditas "web 2.0", por exemplo) em que isso será não só desejável, como pode se tornar o próprio objetivo do negócio e do lucro da empresa. Mas isto dentro daquele contexto único e determinado. No mais, somente com uma profunda mudança cultural e política que, na melhor das hipóteses, ainda vai demorar algumas gerações para se completar. É aquela questão da mudança do paradigma, e este não está contido só na tecnologia, está principalmente na cabeça das pessoas e nas estruturas sociais.

Desculpem se estou num dia meio mau-humorado  ;)

ats
Luiz A