aifia-pt - Re: [AI] Filosofando AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "laura loenert" <thisxtrue AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Filosofando AI
  • Date: Sat, 1 Nov 2008 17:29:52 -0200

Obrigada por me ajudar a clarear as idéias, Frederick!

Abraço

2008/11/1 Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
Ela quer dizer que a essência de AI é segmentar conteúdo por audiência.

Morville e Rosenfeld acrescentariam que essa segmentação aconteceria
num determinado contexto.

É o diagrama básico da AI: conteúdo - usuários - contexto

Esse modelo foi criado antes da era Web 2.0, quando em sua maioria os
websites eram estáticos e seu conteúdo determinado. Na Web 2.0, não só
o conteúdo é indeterminado - gerado pelo usuário - mas também o
próprio contexto - vide hacks diversos - e também seus usuários - que
na verdade são cocriadores.

Pra manter a idéia de AI nessa nova realidade, os modelos explicativos
estão sendo atualizados. A Ale Nahra comentou a proposta do Morville
de AI 3.0 a qual eu não achei muito convincente.
http://www.typewriter.com.br/drupal/drupal-6.0/node/9

Prefiro as tentativas do Joe Lamantia:
http://www.joelamantia.com/

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR

Laura Loenert - Mtb: 49423/SP
Arquiteta de Informação / Web Writer
+5511 8596-0544