Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Irapuan Martinez <ira AT hypergraph.com.br>
  • To: "Daniel A. Gaertner - Listas" <listas AT animedia.com.br>, Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Tue, 14 Dec 2004 11:48:49 -0200

At 10:46 14/12/2004 -0200, Daniel A. Gaertner - Listas wrote:
É isso aí Maycon. Foco no resultado, e não na aplicação. A empresa X pode até ter usado somente uma minoria do que o RIA pode proporcionar, mas se este pouco já fez diferença no negócio do cliente, então valeu a pena.

Quanto custa instalar um Apache e quanto custa instalar Flex, deveria ser levado em conta, não é?


E mais, daqui pra frente a banda larga é caminho que as empresas estão trilhando. Ficar pensando como desenvolvedor de 56k, é no mínimo ficar míope para os avanços que a internet está proporcionando. O Terra, por exemplo, atravéz de uma pesquisa realizada recentemente, conseguiu revelar que 50% dos seus assinantes tem banda larga. Pensar em banda 56k pra que?

Pra levar em consideração a própria arquitetura da web.

Começa pela banda larga. A única real vantagem da banda larga é você não ser cobrado pelos pulsos telefônicos a cada minuto - embora em alguns países, Brasil incluso, cobrem pelos bytes acessados.

Banda larga é apenas mais velocidade entre seu ponto de acesso e ao backbone. Dali em diante, é roteado como qualquer informação. Logo, sujeito a taxas que variam de centenas de kbaunds a um belo timeout.

Vide Orkut, às 18h. Ter banda larga não miniza os "bad bad server. No donut for you".

Vide 11/09/01, que ter banda larga não minizou os colapsos de sobrecarga de acesso.

Vide o 'Nosepilot', uma divertida, original (e longa) animação em Flash que surgiu em meados de 2000. No primeiro mês no ar, o seu criador recebeu US$ 15 mil em multa de excesso de banda gasto para servir sua animação.

Portando, banda larga não é desculpa para esbanjar banda de acesso. Nunca foi e por mais que apareça números que queiram provar que a oferta de banda cresceu, web design saudável não deve levar em conta este fator, para compensar uma abordagem que apenas os web designers gostam.

E desculpar o uso do Flash dizendo que a oferta de banda cresceu ignora outros fatores: Flash consume muita memória de vídeo e processamento. Nada notável nos nossos potentes computadores de produção, mas para o usuário comum, micro de três anos de uso, trocentos aplicativos concorrentes, a coisa é mais pesada.

.





Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page