aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Maycon Souza <mayconsouza AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Tue, 14 Dec 2004 10:35:53 -0200

Vou falar como desenvolvedor que está fazendo muita coisa em RIA....

De fato, é inegável que existe uma certa curva de aprendizado para se
conseguir trabalhar em Flash programável e tudo mais. Penamos muito
ara aprender e só agora estamos começando a dominar o processo de
produção.

Por outro lado, a diferença de resultados entre um site normal e um
site em RIA foi algo que eu só acreditei depois de ler e reler os
relatórios dos clientes diversas vezes. Estamos falando de aumentos de
200, 300% nas vendas; de diminuição imensa no abandono de carrinhos de
compra e de um usuário muito mais "preso" à navegação.

Acho que o motivo disso é simples: independente de quem prega o
conceito, se Macromedia, Microsoft ou quem quer que seja, o importante
foi que alguém levantou a bola da importância de uma experiência rica
de navegação.

Outra coisa importante é a mudança de conceito. É claro que uma página
em flash demora mais para carregar do que uma página em HTML. Mas se
vc parar para pensar no processo - que é o que importa - o Flash é
muito mais prático. O que eu quero dizer? Para fazer uma compra em um
site tradicional, costumamos levar algo entre 10 a 15 páginas, entre a
home, cadastro, confirmação de pagamento etc. 10 a 15 páginas que
levam tempo, que são lentas para carregar e tudo mais. Em Flash,
podemos reduzir isso a uma página com 4 ou 6 etapas - na prática, algo
muito mais rápido. Daí a melhoria dos resultados.

Sei não...... discutir teoria sempre é muito bom.... mas na prática, o
que estamos tendo é um resultado muito, muito positivo com RIA....

Não que isso vá "dominar o mundo" - mas que pelo menos se mostra uma
alternativa fantástica, isso é inegável, principalmente para quem está
trabalhando sob esse conceito....

[]´s
MayconSouza