aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Ricardo Almeida" <ralmeida AT i-group.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Tue, 14 Dec 2004 11:54:22 -0200

Olá, Irapuan! Tudo bem?

Se vc me permite, apesar do imenso respeito que tenho por vc, gostaria de fazer algumas poucas considerações:

a) RIA, quer queira quer não, está decolando pelo mundo afora. Navegue pelo próprio Macrocenter que você verá uma série de cases.... Agora, é fato que se trata de uma mudança de conceito, de uma quebra de paradigmas. E não é da noite para o dia que isso acontece.

Nós já testamos o conceito enquanto empresa de planejamento Web, já colhemos os resultados e já fizemos as mais diversas análises - e se tem uma coisa que ninguém pode contestar é um relatório de retorno financeiro. Que, aliás, foi surpreendentemente alto. Somando isso a índices de satisfação de usuário altíssimos e a feedbacks sempre positivos, o que mais se pode esperar/ desejar?

b) Em uma coisa eu concordo com você: não é o fato de usar ou não o conceito de Internet Rica que fará um site ser um sucesso - de forma alguma. Sucesso em resultados nunca depende de tecnologia, mas sempre de planejamento. E também não significa que execramos qualquer site em HTML. São alternativas que têm os seus prós e contras.... nada mais. E que, se bem planejadas, ambas podem trazer resultados fantásticos para a empresa....

c) Ainda falando de resultados, só que do ponto de vista de processamento. Temos tido resultados muito positivos com aplicações transacionais em Flash. Ocupa-se menos servidor, justamente porque parte roda no cliente. E convenhamos.... não precisamos ter banda larga para acessar aplicações assim....

d) O que eu sugiro aos interessados é que naveguem mais a fundo pelo conceito. Conteúdo nunca faz mal. Estou vendo muitas pessoas dizendo que o único benefício do Flash é fazer letrinhas voarem ou animações fluirem pela página - mas isso é o de menor importância. Aliás, se vc me permite uma observação, quem fala isso é pq ainda não entendeu o que é RIA. O grande benefício do Flash, por exemplo, é utilizá-lo em ambientes transacionais. Exemplos básicos: os caixas eletrônicos do Itaú, que rodam em Flash; o próprio Pé na Trilha - dêem uma olhada no case até o final que vocês verão alguns dos resultados lá, descritos; e diversos outros cases que estão no Macrocenter. Ou seja, vai-se muito além do tradicional da Internet, proporcionando uma experiência superior, com menos páginas e maior agilidade.

e) Outra coisa: ser achado em buscadores, ter conteúdo gerenciado dinâmicamente por profissionais que não sejam técnicos e diversas outras questões levantadas são mais do que possíveis hoje, e extremamente simples. Encare flash não como um filme, mas como um ambiente que permite que transações, de qualquer espécie, sejam feitas...

f) Enfim.... por que Flash? Pela melhoria que proporciona à experiência dos usuários. Medimos isso constantemente e, no final do dia, o que os clientes querem (e acredito que todos que vivem em um sistema capitalista) é resultado. Isso eu garanto, por experiência prática, que acontece.

Abs,
Ricardo Almeida