cc-br - Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Paulino Michelazzo <listas AT michelazzo.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?
  • Date: Sun, 16 Dec 2007 04:40:22 +0900

Prezado Dr.:

Inicialmente gostaria de pedir efetivas desculpas se sentiu-se mal diante de meus comentários. Creio ter tocado em algum ponto que não devia, o qual é exclusivo seu; afinal os demais advogados e representantes do judiciário brasileiro presentes aqui na lista não se manifestaram diante da tal alardeada "visão estreita". Bem sabem aqueles aqui presentes com quem mantenho relações o quanto ela é estreita. Mesmo assim, peço minhas sinceras desculpas, extensíveis aos demais colegas que possam equivocadamente sentir-se ofendidos por um comentário imaturo desde programador de software.

Mas tenho que vir a lista confessar que o assunto acima descrito no "subject" desta tread tornou-se à mim uma boa anedota, principalmente diante de seu esforço em desmentir (ou explicar, não sei) aquilo que projetos consagrados de software livre, tais como XFree, Python, Zope e o mais conhecido, QT, fizeram [1] (a mudança de licença, assunto desta tread), ou ainda diante de pensamentos como os de Richard Raymond [2] ou do Projeto Debian [3]. Fiquei emocionado com os caminhos e atalhos percorridos a fim de contestar (ou afirmar) palavras, frases e até mesmo parágrafos completos. Eu não teria tal habilidade, mesmo dando "nó em pingo d'água" quando o assunto é fazer sofware. Creio ser efetivamente um dom divino.

Algo que me deixou triste foi não poder me lembrar quando foi a última vez que, devido minha apresentação de argumentos baseados em fatos (listados no final desta mensagem), fui achincalhado em uma lista de discussão. Não, não se preocupe e tampouco tome isso como mágoa, ódio ou motivo de vingança. Isso já aconteceu anteriormente, eu realmente gosto e me divirto muito, principalmente quando os "ouvintes" usam a "lente da verdade" para conhecer mais sobre os interlocutores. Neste momento, a imaturidade aparece em números com vários zeros azuis, o que me faz rebentar-se em uma longa e sonora risada digna daquele que não muito se importa com o português afinado (mas nem por isso não sabe usá-lo quando convém), mas sim com fatos (e fotos, se possível for pois adoro fotos).

Finalmente, gostaria de pedir humildemente que forneça à todos nós algum estudo, capítulo de livro, artigo ou até mesmo rabisco de vossa autoria sobre o assunto desta tread para que possamos enriquecer o debate e chegar a um consenso sobre o tema. Ele muito me interessa pois como escrevo constantemente para dezenas de websites e revistas (digitais ou não), sigo em término do primeiro volume de uma série técnica e mais um produto de software (livre, claro), acredito que todas as dúvidas devem ser dirimidas antes do lançamento de tais trabalhos. Como "o futuro a Deus pertence" e meus advogados (que inclusive estão aqui presentes) podem estar enganados (vocês estão?), preciso hoje vislumbrar o que os anos vindouros me reservam (ou o destino, como queira) a fim de me precaver, já que não posso mudar a forma de licenciamento de minha criatividade imatura. No que puder colaborar neste intuito, tanto à mim quanto aos demais presentes, tenho certeza que será muito bem-vindo para que possamos ter uma fonte comparativa de informações e até mesmo uma visão procedente da qual estamos sendo furtados mediante as bandagens negras da ignorância. Se o Dr. não tiver, não tem problema, fico feliz com a indicação de outros autores também.

No mais, agradeço as alegres horas proporcionadas pelo debate.

Saudações

[1] - http://www.dwheeler.com/essays/gpl-compatible.html
[2] - http://en.tldp.org/HOWTO/Software-Release-Practice-HOWTO/ licensetheory.html
[3] - http://people.debian.org/%7Esrivasta/Position_Statement.xhtml