aifia-pt - Re: [AI] Aumentar a satisfação do usuário X Aumentar o lucro do cliente

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Vinicius Krause <vinicius.krause AT midiadigital.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Aumentar a satisfação do usuário X Aumentar o lucro do cliente
  • Date: Thu, 16 Jun 2011 11:44:20 -0300

O que eu vejo muito são estratégias furadas em produtos de alta qualidade assim como boas idéias aplicadas de forma medíocre.

Um diretor de marketing que se preze não vai centrar seu negócio em black hat ou em um design só de persuasão porque isso não se sustenta. Quando se sustenta, geralmente são casos de monopólio, o que na internet acontece raramente tendo em vista a quantidade de gente querendo ficar rica todos os dias.

Eu acho que qualquer profissional ou agência de comunicação deve ter um critério estratégico ao aceitar seus projetos. Como é que o sujeito vai se comprometer em entregar um produto de qualidade se ele mesmo não acredita naquilo que está fazendo?  Ora, se a coisa já chega como uma sacadinha sem-vergonha e o cara não tem abertura pra redefinir a estratégia, então não aceite o trabalho.

Outro problema sério é o excesso de teorização em cima de um disciplina cuja matéria prima essencial é o comportamento prático. Uma coisa são as generalizações quantitativas que você vê pipocar todo dia em videozinhos bonitinhos sobre "o mundo digital" , outra são as observações pragmáticas que você faz acerca de um usuário interagindo com um sistema, sem frescura científica (valei-me São Steve Krug).

Ou seja, de um lado está a esquizofrenia mercadológica do cliente e a prostituição da pauta nas agências ; do outro a frescurite científica e egocentrismo do pessoal de Design.

E o usuário? Ah, ele que vá comprar no Pão de Açúcar.

--
Vinícius Krause
User Experience

www.midiadigital.com.br