aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Pablo Ibarrolaza <ibarrolaza AT gmail.com>
  • To: Ricardo Almeida <ralmeida AT i-group.com.br>, Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Sat, 18 Dec 2004 10:09:46 -0300

Prezado Ricardo,

Muito obrigado pelas informações respeito das metricas.

> Considera-se que o ideal de um projeto de Internet é que ele se pague entre
> o 6o e o 11o mês.
> No caso de uma Intranet, como envolve aumento de
> produtividade de funcionários (sempre a maior economia que se pode fazer em
> uma empresa), esse período cai para o 2o a 4o mês.

Um projeto de Gestão de conhecimento demora muito mais que isso em ser
implantado.
Umos dos objetivos mais importantes de uma intranet ou de um portal
coporativo é gerar uma vantagem competitiva das informacoes que posui
uma companhia, aumentar a produtividade dos funcionarios e so um
pequeno capitulo de esta tarefa.

Mas discutir sobre este ponto seria um off-topic da lista.

Respeito ao conceito de "Rich Internet Application", ele esta ai para
ser explorado.
Tambén e importante senhalar justamente que Rich Internet Application
é um conceito e não uma tecnologia propietaria de Macromedia.

Para aqueles projetos que precisem de um servidor para gerar
interfaces SWF o Lazlo http://www.laszlosystems.com/ e uma alternativa
Open Source ao Flex.

O objetivo da lista é falar de Arquitectura da informação neste
sentido o importante é senhalar a importancia em separar: formatação,
conteúdos, algoritmos e metadatos.

Um aplicativo 100% SWF falha nesta tarefa.

A modo de exemplo e observando o site de ZINE
http://www.zinestore.com.br/, (aproveito para parabenisar a os
desenvolvedores do site e um esforco muito grande fazer ese tipo de
aplicativos).

Tente recomendar para a lista um livro muito bom "Hicat Research
Territories" entao foi la, achei, mas ainda estou procurando como
fazer para enviar o URI do livro em questao.
Obviamente foi muito simples fazer iso em Amazon
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/8495951401/qid=1103374047/sr=8-1/ref=sr_8_xs_ap_i1_xgl14/102-0040085-9868935?v=glance&s=books&n=507846

Soluções de integraçao entre as tecnologias (SWF, Javascript, XTHML,
CSS, RSS, etc) encontro que é o caminho mais acertado para fazer
experiencias do usuario mais ludicas sem perder a esencia da web =
URIs. sem URIs nada seria posivel.

Amazon Theatre é um belho case, Gmail tambem.

Abraço,
Pablo