aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: reis <reis AT guilhermo.com>
  • To: Arquitetura da Informa��o em Portugu�s <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Tue, 14 Dec 2004 14:59:04 -0500

Pessoal,

Resolvi seguir o conselho do Caio: "o segredo do sucesso é saber segurar a onda."

Tá faltando nesta discussão uma galera vendendo camisetas "Odeio Netscape", pinguíns de pelúcia "Linux" e canecas "Eu uso um Mac".  :)

Na minha curta vida profissional trabalhando com informática uma das lições importantes que aprendi é: Não se apaixone por nenhuma tecnologia. Num projeto de informática (web based ou não) a tecnologia utilizada depende de tantos fatores que a decisão de qual delas utilizar acaba se tornando um detalhe técnico. Quem já trabalhou do lado do cliente sabe o que eu estou dizendo.

O importantante é conhecer as características de cada tecnologia, o que tem de bom e o que tem de ruim. O que dá pra fazer em Flash ? O que não dá pra fazer ? Quais suas vantagens ? Quais seus problemas ? E só.

A partir destes dados cabe ao analista verificar qual é a melhor tecnologia para o cenário do seu projeto. Entende-se por cenários as necessidades do usuário, usabiliddade, acessibilidade, velocidade de acesso, hardware (cliente e server), sistemas legados, longevidade da solução, escalabilidade, custo, tempo de desenvolvimento, disponibilidade, acordos comerciais, políticas internas, etc., etc., etc.

Já vivenciei casos de recomendar plataformas simplesmente porque eram feitas pela Microsoft ou algum outro gigante. Em outros casos recomendei plataformas que a maioria julgaria loucura. E já tive a oportunidade de implementar sistemas em versões obsoletas. Mas eram as mais adequadas para cada projeto. Tão simples e frio quanto isto.

Plataformas tecnológicas nascem, crescem, reproduzem-se e morrem todos os dias. E ainda vai continuar assim por um bom tempo. Por isto não se apaixonem nem odeiem nenhuma delas. Apenas usem-nas naquilo que elas desempenham melhor.

Abraços,