aifia-pt - Re: [AI] Mapa de Assentos - Credicard Hall

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bianca Marotta <bimarotta AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Mapa de Assentos - Credicard Hall
  • Date: Thu, 5 May 2011 11:08:30 -0300

Oi Flávio,

Não ache que essa situação só acontece com programadores. Acontece com designers tb. Já cansei de ouvir coisas do tipo: "Mas vc não faz isso rapidinho no Corel?". Acho que isso acontece em qq profissão. E é por isso que sou a favor do trabalho em equipe. Só assim a gente entende até onde vai a nossa participação e onde entra a do outro.

Como designer, antes de mostrar qq coisa para o cliente, eu pergunto pro desenvolvedor se é possível, se vai dar trabalho ou se existe alguma solução similar e mais simples. Não sei nem trabalhar de outro jeito. Até porque acho muito mais legal fazer algo que eu sei que vai funcionar do que inventar mil coisas impossíveis e ficar frustrada depois. E muitas vezes, surgem soluções ainda melhores e mais simples.

Mas infelizmente não é assim que a maioria das pessoas trabalha. Porém acredito que só nós mesmos podemos mudar isso. Vou dar o exemplo do meu atual emprego. Sou a única designer dentro de uma multinacional que trabalha na área de Petróleo. Na verdade trabalho num dos braços da empresa, que é responsável por criação de softwares. Sou relativamente nova aqui e já percebi esse tipo de comportamento. Deixam pra me mostrar os projetos do meio pro final, quando as idéias e conceitos já foram formulados e ninguém pensou em usabilidade, arquitetura da informação etc e tal. Tudo bem. Sei que é natural acontecer isso numa empresa que nunca se preocupou com design como deveria. Mas quem é responsável em mudar essa cultura aqui dentro, neste momento, sou eu. Eu sou a novata, eu sou a designer, não acho que os outros tenham obrigação de saber o que eu faço e como eu o faço. Eu tb não sei exatamente o que faz um advogado trabalhista. Mas se algum dia precisar de um, vou tentar entender a dinâmica do trabalho dele, pra saber se ele vai poder me ajudar ou não e como devo proceder. E é ele que terá a responsabilidade de me explicar como trabalha e como as coisas acontecem.

Mas então, acho que a única solução é nos colocarmos. Reclamar não vai adiantar. Acho super nada a ver os programadores ficarem falando que designer tem mania de inventar coisinhas que se movem e os designers ficarem dizendo que programadores são pessoas inacessíveis e "donos da verdade". É preciso diálogo.

Ok ok. Se vc já tentou tudo isso e não conseguiu, aí eu deixo vc ficar com raiva :P

Bianca Marotta
bimarotta AT gmail.com
www.biancamarotta.com.br