Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] R7

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Fernando Poe Bellentani <fernandobellentani AT uol.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] R7
  • Date: Mon, 28 Sep 2009 13:17:00 -0300

E um "PS" fora do outro e-mail: que fique claro, o trabalho é sempre baseado nas estratégias. Cópia por cópia não é saudável. Deixo os outros argumentos.

Profissional todo mundo é e ficar metendo o dedo no trabalho dos outros é "feio" - caso você não tenha justificativas ou não compreenda o backlog do projeto.

:)

Fernando "Poe" Bellentani

Designer web/gráfico, AI e entusiasta em acessibilidade

http://opaisdasmaravilhas.etc.br



Em 28/09/2009 13:09, Fernando Poe Bellentani < fernandobellentani AT uol.com.br > escreveu:


Boa tarde,

Essa história tem vários lados, bons e ruins. Vou apenas citar um de cada.

Bom é que o paradigma firmado pela equipe do G1 (que estuda usabilidade, aplica teorias de AI e outras coisas mais) se tornaram referência. Isso é ponto, feito com gol de placa, pra quem estuda, vive e se dedica feito um idiota pra esse trabalho que é dificil pra caramba de mostrar resultado. \o/

O ruim é que eu chamo isso de "efeito bolha". Por quê?

"O que vocês acharam do R7 (http://www.r7.com/), novo portal de notícias da Rede Record? Eles investiram mais de R$100 milhões e contrataram mais de 300 funcionários para tentar superar o G1 em menos de um ano."

Simples assim, você não superar alguém copiando, mas partindo da premissa do sucesso e executando melhorias. Vamos ver daqui pra frente. Fazer algo igual não dá po nto pra ninguém. Daqui uns meses esses 300 carinhas não vão se sustentar se não estiverem enraizados em uma estrutura de verdade, sólida e completamente firmanda em teorias de estudo de usuários, com cenários traçados e características bem definidas para o macro-produto.

O portal não se sustenta apenas por ser uma cópia, pois ele precisa de identidade. Por que você prefere o G1 ao Terra? O Limão ao UOL? Sem identidade não é possível nem mesmo saber o grupo de usuários que faz parte do seu cenário. E nem traçar casos de uso. Nem mesmo micro-cenários.

O Roger do Ultraje a Rigor cantou: "A gente não vai fazer igual, vamo fazer pior". Igual é ruim já.

Até.

 

Fernando "Poe" Bellentani

Designer web/gráfico, AI e entusiasta em acessibilidade

http://opaisdasmaravilhas.etc.br

 




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page