aifia-pt - Re: [AI] R7

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Leandro Medeiros <leoguime AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] R7
  • Date: Mon, 28 Sep 2009 12:03:45 -0300

Pessoal, eu vi o site ontem e antes de analisar como um arquiteto de informação, olhei o site como um usuário. Fiquei decepcionado. Foi deprimente ver que todo um investimento financeiro e de pessoal foi usado pra fazer um site que não traz nada de novo. O problema com a cópia é virar sempre um "seguir a tendência" ou "seguir boas práticas". Eu acho que mais que isso, é uma questão de ficar estagnado, não evoluir quando se tem oportunidade. A Record com seu caro time teve essa oportunidade e desperdiçou. Continuou à sombra da concorrente, não inovou e não criou nada que possa torna-la referência. O UOL já fez isso, o IG também já fez isso - mesmo sendo criticados, eles por um bom tempo tiveram sua identidade - e por último a Globo.com. Eu esperava que o R7 também conseguisse isso; criar uma identidade própria.

Quem perde na verdade somos nós profissionais que vemos grandes portais correndo atrás de outros como acontece na TV, e não vemos nada novo nem melhor. Designers e Arquitetos de Informação brasileiros, que tem oportunidade de fazer algo pra o mundo falar bem, acabam fazendo algo que todo mundo critica, inclusive os próprios colegas.

[]'s