aifia-pt - Re: [AI] Usabilidade e Jogabilidade: 2 coisas distintas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Usabilidade e Jogabilidade: 2 coisas distintas
  • Date: Fri, 9 Dec 2005 12:49:38 -0200

> Portanto, usabilidade e jogabilidade não são sinonimos.

Óbvio que não! Jogar e usar são atividades distintas, porém qual faz
mais sentido para um... jogo?!!!

> Além disso, os grandes nomes da industria de jogos, como Microsoft,
> tratam esses 2 assuntos de formas distintas. A prova disso é que a
> Microsoft tem um laboratorio para Usabilidade, e um departamento de
> Jogabilidade (parte de Game Design) em andares diferentes de sua sede.

Conforme o mercado de games se estabiliza em fórmulas conssagradas, a
tendência é se escorar em processos metódicos. Algumas empresas estão
separando a construção da interface (menus) do ambiente de jogo, mas
não acho isso uma boa idéia.

Uma das maiores lições dos games para o design de interação é o foco
na experiência total do jogador. Abordar o problema por partes e
depois juntar tudo não me parece a melhor estratégia. Não é porque a
Microsoft está fazendo assim que devemos aceitar como o melhor. Será
que a Blizzard tem departamento de usabilidade?

Não estou dizendo que usabilidade não serve para games, estou dizendo
que ela é menos importante em jogos do que em softwares, exatamente o
oposto do fator diversão.

Incentivado pela discussão, encontrei um artigo interessante do Kevin
Cheng que explica que a chave para o problema é encontrar o ponto
certo onde é preciso facilitar e onde é preciso dificultar:

"The problem then, is identifying where the challenge is."
http://www.ok-cancel.com/archives/article/2004/07/the-fight-of-challenge-vs-usability-in-games.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR