aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Thiago Barcelos" <tsbarcelos AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Thu, 25 Oct 2007 00:17:12 -0300

Tentando responder ao Edson...

Aproveitando a deixa.... tenho visto alguns cursos de AI, usabilidade, etc.... será que além da teoria é possível mediar ou assistir alguns experimentos reais com usuários? Vocês concordam q isso seria uma experiência indispensável para um profissional de IHC? Ou será q eu to dando importância d+ para isso?

Cara, eu considero que a experiência do teste de usabilidade é *fundamental* para qualquer pessoa envolvida no processo de desenvolvimento de interface com o usuário...

Eu trabalho há dois anos em cursos de IHC para alunos de graduação na área de TI, e uma das melhores experiências foi colocar todo mundo planejando um teste em qualquer software ou site e testando com os colegas mesmo. Quando eles vêem a maioria das pessoas cometendo erros e não conseguindo localizar informações, fica mais fácil mostrar que projetar IHC não é mera questão de "bom senso" -- muito menos de achismo.

[]'s Thiago