aifia-pt - [AI] RES: Metodologias

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Guilhermo Reis" <reis AT guilhermo.com>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Metodologias
  • Date: Tue, 15 Aug 2006 00:12:24 -0300

Fabio,

Estou fazendo essa semana um treinamento sobre CMMI (só sobre gestão de requisitos), mas me fiz essa mesma pergunta. Como encaixar a metodologia de AI em uma fábrica de software?

Bem, as fronteiras não são claras mas a meu ver a AI fica entre o levantamento de requisitos e o design do sistema porque a AI acaba por definir o que fazer o como fazer. E eu continuo achando que ter uma metodologia de AI é importante independente do tamanho do projeto e de ter uma fábrica de software ou não.

Lembre-se que uma metodologia é um conjunto de atividades, técnicas e metodos para resolver uma classe de problemas. Isso não quer dizer que você precisa aplicar todas as técnicas em todos os problemas. Por exemplo, se voc tiver que mexer apenas em uma página para que você vai fazer um sitegrama ou um fluxo de navegação. Faça apenas o wireframe. Experiência e bom senso são fundamentais para escolher quais técnicas da sua metodologia, da sua caixa de ferramentas você vai usar..

Além disso os tipos mais tradicionais dos documentos de AI são apenas recomendações. Não são mandatórios nem exclusivos. O mais importante, principalmente na fase de conceituação, é você conseguir apresentar as suas idéias de uma forma clara.

Acho que esse é um tema legal para discutirmos em uma próxima reunião do nosso grupo de estudo.

Abraços,