aifia-pt - Re: [AI] RES: Metodologias

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Livia Labate <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Metodologias
  • Date: Fri, 18 Aug 2006 00:06:27 -0400

Ou seja, dentro de um staff de agencia/ produtora, é possivel encaixar um
Arquiteto de informação no processo e metodo de desenvolvimento de websites.
Só que o mesmo, não é verdade, quando se trata de ambientes como esse que me
encontro, porque já existe um metodo de desenvolvimento de aplicativos web e
no qual, não consigo entender como um AI trabalharia.

Quando eu quis entender uma "metodologia de AI", era exatamente isso que eu
estava tentando entender. Dentro de um processo de criação de websites, onde
ou como aplicar a arquitetura de informação, entendendo as multifaces das
estruturas organizacionais.

Eu nao vejo essa situacao com os mesmos olhos. Preocupar-se com a maneira de encaixar um arquiteto de informacao em um processo existente (e pode ser qualquer um, engenharia de software, six sigma, UCD, Agile, etc), eh uma questao, mas voce tambem pergunta sobre metodologia de arquitetura de informacao.

Arquitetura de informacao e arquitetos de informacao sao coisas bastante distintas, e na minha opiniao, forcar a ideia de um arquiteto de informacao em um ambiente com papeis e responsabilidades pre-definidas (via uma metodologia de AI) eh um caminho doloroso.

No entanto, considerar como metodos empregados na definicao de uma arquitetura de informacao (por quem quer que seja), no contexto de processos pre-existentes, me parece um desafio interessante. Eu comecaria essa discussao sob o angulo de que nao ha uma "metodologia de arquitetura de informacao". A pratica de arquitetura de informacao emprega diversos metodos e ferramentas (proprios e aprimorados de outras disciplinas), mas isso nao constitui uma metodologia.

Pensar nesses metodos e ferramentas (tudo o que voce utiliza, deste construcao de personas, ate aa descricao especifica de interacao via wireframes e tudo mais no meio do caminho), nos arma com melhores argumentos e mais flexibilidade para usar a arquitetura de informacao como facilitadora de um processo, qualquer que seja ele.

Um ambiente que utiliza um process estabelecido exige acima de tudo que ao introduzir algo novo (como metodos de AI), essa novidade deve aprimorar ou complementar o processo. Assumindo essa necessidade, definir qual o papel da arquitetura de informacao se torna mais objetivo.

Eu descrevo Arquitetura de Informacao como a convergencia dos objetivos do negocio e das necessidades do usuario. Tambem vejo o arquiteto de informacao como o agente que, aplicando os metodos e ferramentas adequados, facilita essa convergencia.

Partindo destes presupostos (e de que "contexto eh tudo!"), eu me perguntaria onde estao os pontos nesse processo que precisam de aprimoramento/complementacao?

Em um ambiente X, pode ser no inicio de um processo, durante exploracao da ideia, consolidacao do modelo de negocio, elicitacao de requisitos, etc. Quem sao os agentes responsaveis? Talvez um gerente de projeto, um analista de negocios, etc. Como a AI pode ajudar (via o arquiteto de informacao)? Colaborando com o refinamento do conceito/objetivos via analises competitivas , ou diagramando o fluxo do de informacao no sistema, etc (suas ferramentas).

Em um ambiente Y, pode ser no meio de um processo, durante a definicao do software/interface/etc, finalizacao da solucao, design de interacao, etc. Quem sao os agentes responsaveis? Talvez um designer, um produtor, um editor, um desenvolvedor, etc. Como AI pode ajudar (via o arquiteto de informacao)? Capturando e documentando as tarefas do usuario, criando cenarios de uso, descrevendo comportamento do sistema via wireframes, etc (suas ferramentas).

Em um ambiente Z, etc, etc, etc...

A questao eh realmente a sua abilidade de adaptar o conhecimento e sua "caixa de ferramentas" de arquitetura de informacao para resolver problemas em ambientes com o processos definidos. Em muitos casos o problema pode ser a falta de definicao de processos! No exemplo da fabrica de software no entanto, eh claro que ja ha uma estrutura (boa ou mah); assim fica mais facil identificar os pontos onde ha problemas, e transforma-los em oportunidades para aplicar os metodos e conhecimentos do arquiteto de informacao.

(CMMI avalia o grau de maturidade dos processos - caotico > repetivel > institucionalizado > quantificado/gerenciado > otimizado - uma ferramenta util para avaliar, mas nao um processo em si).

Finalmente, sou contra a ideia de "metodologia de AI", porque podemos passar o dia inteiro debatendo qual metodologia eh melhor que outra, e nao necessariamente chegariamos a um conclusao (util) sobre qual eh a melhor ou qual se adapta melhor a qual situacao. Fora isso, definir uma metodologia de AI nao ajuda o arquiteto de informacao a facilitar os pontos de conflito nos processos do ambiente em questao.

A analogia da caixa de ferramentas me ajuda a lembrar que eu posso usar o que eu quiser, em qualquer momento, e ainda adaptar minha ferramenta para qualquer coisa, como eu precisar, sem a restricao de um "processo". Pelo contrario, adaptavel a qualquer processo, inclusive aa falta de.

Design centrado no usuario, design orientado a objetivos, etc, etc, existem muitos sabores e todos possuem seus pros e contras. A forca da arquitetura de informacao esta em nao depender do processo, mas no foco em balancear tanto os objetivos do usuario quanto os do negocio.

(perdoem a falta de acentuacao...)

[]'s

Livia Labate