aifia-pt - Re: [AI] RES: Iboard x wireframe

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Lobato" <luciano.lobato AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Iboard x wireframe
  • Date: Sun, 21 May 2006 15:31:17 -0300

Oi Fabio,

A questão da linguagem realmente é difícil. Em outros idiomas, se vê a distinção óbvia entre desenho x projeto (draw x design, dibujo x projecto etc.), mas aqui no Brasil, acabamos traduzindo design como "desenho industrial", para depois acabarmos falando só "design" mesmo...

É aquela questão de quantos tipos de neves os esquimós vêem e quanto tipos nós vemos. O Pierce falava que para conceitos novos, novos termos devem ser criados para evitar contaminação de significados já "impregnados" nas outras palavras. Acabamos traduzindo design como desenho, para depois voltarmos a usar (de forma vaga) o termo em inglês. Assim, não é estranho o termo ter adquirido a conotação pejorativa que possui hoje. Se design é desenho, eu que projeto, não tenho relação nenhum com design, né? hehe

[]s!

Ps. Concicidência ou não, estou lendo o livro que você citou (A Cultura da Interface). Bem legal mesmo. O trecho em que ele cita o Leonado Da Vinci como modelo de engenheiro e artista ao mesmo tempo, destrói esse mito do racional x intuição.

----- Original Message ----- From: "Fabio Santos Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>