aifia-pt - Re: [AI] RES: Iboard x wireframe

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Santos Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: Arquitetura da "Informa��o" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Iboard x wireframe
  • Date: Fri, 19 May 2006 23:25:43 -0300

Ola Luciano =)
Minhas considerações são:

1) Na web, já encontrei bastante conteúdo sobre o que é wireframe e como
fazer um no visio. Porém, o que não achei ainda seriam os princípios de como
fazer um wireframe. Quero dizer, que devem ser estruturados por área de
conteúdo, eu sei, porém questões de proporção, onde inserir o que, nunca vi.
Quais seriam estes princípios de se desenvolver um wireframe?

R: > Bom, não sei bem como colocar, mas acredito que, de uma maneira
grosseira de falar, o wireframe, nadamais seria do que uma espécie de "rafe".
Ou seja, para mim, é mais um processo intuitivo, do que técnico. Quando eu
pego um projeto, a primeira cois aque faço, é ir para a prancheta com minha
lapiseira e umas folhas em branco, e rabisco. Rabisco, rabisco, até que eu
encontro ou entendo aquilo que eu ja tinha em mente. Quando pego um usecase,
eu leio, tento entender a proposta e desenho os rafe. Quando chego a alguma
solução satisfatória, então eu parto para desenhar uma proposta em wireframe.
Ou seja, acredito que não exista uma metodologia especifica para dizer o que
vai onde, ou onde inserir o que. Acho que é mais uma questão de pesquisa e
bom senso.

2) Em design de produtos, chamamos este processo de fazer o "esqueleto" do
site de prototipagem, sketch, modelagem etc. Poderíamos falar que na área da
web, fazer um protótipo do site seria fazer um wireframe?

R> Wireframe, é um wireframe, e um protótipo, é um protótipo. São duas coisas
bem distintas em qualquer ambiente. Entendo wireframe sendo pertinente a
area de "planejamento", pois la, voce determina a estrutura da informação, a
area de "criação" daria a "forma" para esta informação que foi proposta em um
wireframe , e então, a parte de desenvolvimento, ja começa a executar a fase
de desenvolvimento, apresentando um protótipo, ou algo mais "palpavel" (se é
que posso dizer isso a algo virtual xD).

3) Acho curioso como as vezes, fazemos uma oposição arquitetura da informação
x design, como se design fosse apenas a parte de design gráfico e não o
projetar. Na minha opnião, a primeira está inserida na segunda (no design,
uma vez que estamos projetando - e não apenas no design gráfico). Vocês acham
que realmente há essa separação? AI x Design?

R> Eu, como tenho formação em Design, entendo que quando a profissão chegou
la pela revolução industrial, e a "arte" tomou dois rumos bem distintos (arte
arte como entendemos de obra intelectual de um artista, e Design técnico,
voltado inteiramente a industria, que acontecia na época), creio que houve
dois equivocos. O primeiro deles, é a palavra "design", que nada tem a ver
com desenho. E a outra, é a atribuição do termo "designer" ao desenhista
industrial.

Indo pela lógica, (pelo menos ao meu ponto de vista) e fazendo substituições
de termos, acredito que DESIGN, é PROJETO.
Logo temos:

Design de produtos > Projetista de produtos
Design Gráfico > Projetista de artes gráficas
Design de Interiores > Projetista de artes e decoração de interiores
Design de Midia DIgital > Projetista de artes digitais e interfaces
Homem-Computador

Então, partindo dessa idéia, Design, é Projeto, e não desenho. O Design pode
conter desenho, como apenas escrita, como qualquer outro método que se
utilize para se executar a idéia inicial de alguem.
Essa é a minha visão de Design.

Se estiver errado, por favor, me corrijam xD

[]s!