aifia-pt - Re: [AI] RES: Iboard x wireframe

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Lobato" <luciano.lobato AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Iboard x wireframe
  • Date: Sat, 20 May 2006 21:17:59 -0300

Oi Fabio,

Eu concordo com você. O termo "design" muitas vezes é empregado de forma genérica ou superficial. Em propagandas de carros, por exemplo, quando ouço "design arrojado", me dá vontade de chutar a televisão. Acho que essa visão que a galera tem do design como sinônimo de preocupação com a forma (as vezes, ainda vai pra estética) é meio que uma confusão que a gente faz quando chama design gráfico de design, tomando o primeiro como sinônimo do segundo, e não uma subdisciplina do segundo.

O Gui Bonsiepe, um dos teóricos do design, diz que todo design é design de interfaces, não no sentido de interface gráfica do usuário, mas que a tarefa do designer é projetar a interface do objeto / produto "industrial", ou seja, que o campo do design seria justamente a relação entre o usuário e o objeto. Acho essa visão interessante, até mesmo porque muitas vezes, o designer não é o responsável pela lógica de funcionamento do produto (a produção: programação, engenharia etc.), mas pela lógica de operação. Isto é, o que projetamos é a interface (mais uma vez: não gui, mas interação usuário-objeto). E não seria esta também a função da arquitetura da informação? Logo, AI não seria parte do design?

[]s!!!

----- Original Message ----- From: "Fabio Santos Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>