Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Relatório Estratégico de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Leticia Cianconi <lecianconi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Relatório Estratégico de AI
  • Date: Sat, 28 Nov 2009 20:14:34 -0200

Olá Fernando.

Como eu disse: depende do projeto. Nem todos os projetos exigem este tipo de documentação para ser entregue ao cliente. Mas não quer dizer que não seja feita (eu particularmente acho difícil fazer um projeto sem essa estratégia, para não falar impossível). Creio que a metodologia para fazer isso varie bastante de profissional para profissional - uns devem fazer uma análise competitiva, receber o briefing do cliente ou do atendimento da agência (cujos dados podem variar do zero a documentos mais completos), analisar métricas, necessidades e objetivos do projeto etc etc etc. A questão central, que tem de ficar claro aqui é: se alguém se propõe a fazer AI, isso faz parte do processo, não importando se o que vai aparecer é um protótipo navegável com especificações funcionais e defesas ou o que quer que seja.

Mas continuo com minha linha - não creio que este documento seja mais importante que qualquer outro. Falar que esse documento é mais importante seria, ao meu ver, o equivalente a falar que num planejamento, a análise e visão do cenário e do mercado são mais importantes que as ações e idéias criadas para o projeto.

Abs
Leticia

2009/11/28 Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com>
Oi Letícia,

Concordo com o que você escreveu. Um questionamento e consideração sobre o seu último parágrafo:

- Quando falamos em um projeto longo, como um site que está sendo reformulado ou sendo feito do zero, os documentos complementares se fazem mais necessários. Em projetos menores, como melhoria contínua de sites e outros projetos digitais como mobile, hotsites para campanhas etc, um sketch pode ser o entregável final, baseado em conversas ou em uma reunião, por exemplo, sempre levando em conta o escopo, o prazo, o tipo de cliente, o grau de entrosamento da equipe envolvida etc. Em determinados projetos, o entregável pode ser uma análise competitiva, uma avaliação heurística ou um QA. Seja qual for o caso, isso não significa, de forma alguma, que o objetivo final, que é o projeto no ar com qualidade e atingindo os objetivos definidos, será menos estratégico do ponto de vista do negócio ou levará menos em conta a UX. 

Mesmo em projetos menores, a definição de objetivos e métricas de sucesso não deveria ser registrada e um entregável? Por exemplo, em uma Análise competitiva, esclarecer porque ela será realizada é fundamental para estabelecer critérios e objetos de análise. Talvez o termo entregável carregue um "peso" de aspecto extremamente formal, pois muitas vezes estão atrelados aos pagamentos.

Abraços,

--
Fernando Lima
Experiência do Usuário

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page