Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Relatório Estratégico de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Relatório Estratégico de AI
  • Date: Fri, 27 Nov 2009 09:44:57 -0200

A propósito, ficou faltando responder à pergunta inicial:

Sempre que estou alocado em um determinado projeto, "exijo" sempre que entreguemos pelo menos uma mínima documentação para que esta seja utilizada como referência ao longo do desenvolvimento do projeto.

[]'s

Renato Monteiro

2009/11/27 Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
Bom dia, pessoal,

tenho a impressão de que a realidade não nos tem permitido trabalhar da melhor maneira. Eu fiquei em dúvida em relação à colocação do Gino, quando ele diz que o porte do projeto influenciaria na importância do entregável. Qual seria o porte mínimo que justificaria desenvolver um entregável? Minha opinião, e devo dizer que estou iniciando na área agora, é que a abordagem dentro da empresa deve ser em termos de negócio. Infelizmente, se quisermos ver alguma mudança na mentalidade dos empresários, devemos assumir um comportamento gestor e mostrá-los, em linguagem de negócios, a capacidade que um projeto de AI tem de retornar resultados.

Esta abordagem levanta uma questão: será que temos a capacidade de fazê-los entender as nossas atribuições? Será que sabemos mostrá-los a utilidade que a AI pode ter enquanto ponto estratégico dentro do negócio? Ponto este que justificasse investimento?

Em tempo, sou designer por formação e hoje trabalho em uma empresa de TI onde, como que em um exercício diário, tento fazer com que as equipes entendam a capacidade que investimentos nesta área têm de retornar ganhos financeiros à mesma. Parece-me que se não abordarmos a questão deste modo, falando em cifras, levaremos muito mais tempo para mostrar o valor do nosso trabalho. E só com esta valorização é que teremos incluído no budget de um determinado projeto o referencial ao desenvolvimento da AI. Restrinjo-me apenas à AI pois é o tema central do forum, mas o mesmo se aplicaria a testes de usabilidade, ergonomia de interfaces, design, etc (ainda acho que tudo isto está extremamente interligado...)

Abraços,

Renato Monteiro


2009/11/27 Luiz Agner <luizagner AT gmail.com>

Interessante o depoimento dos colegas que se manifestaram. Mais interessante ainda as pessoas da lista terem pouco a dizer em se tratando de um entregável considerado o mais importante da Arquitetura de Informação.

Lembro que o Relatório é a ponte entre a fase de Pesquisa e a fase de Projeto. É o quadro conceitual de alto nível para estruturar e organizar o website, e dá a orientação e o escopo para as fases mais detalhadas e caras da AI – Projeto e Implementação.

abs,
Luiz Agner





2009/11/26 Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com>
Pessoal,

Antes de tudo preciso concordar com o Anderson Sales. É este tipo de tópico, iniciado pelo Agner, que tanto estava fazendo falta a meu ver.

Concordo, assim como o Bernardo e o Rafael, sobre uma abordagem estratégica multidisciplinar, ainda mais quando se trata de um projeto de grande porte (e aqui, cabe uma discussão pra esclarecer critérios). Eu só não seria tão determinista nem definiria tão nitidamente as atribuições do arquiteto de informação. Não querendo desviar do assunto principal, bem sabemos que atualmente o títudo do cargo "arquiteto de informação" abrange, quase sempre, mais do que arquitetura de infomação. Penso que o título deveria ser mais abrangente ou as equipes maiores e mais especializadas, mas esta parece ainda uma realidade distante.

Trabalhei com o Gino e posso dizer que um dos maiores esforços foi tentar influenciar no processo de desenvolvimento definido, com o objetivo de incluir as questões estratégicas e de planejamento. Isto já seria um grande passo. Subdividimos uma macro etapa Estratégia em diversos planos, de acordo com o escopo e particularidades do projeto, como plano de AI, Usabilidade, SEO, e assim por diante. 

De qualquer forma, mesmo não gerando um entregável, adoto a prática de registrar todas as questões estratégicas que consigo. 

Abs,

--
Fernando Lima
Experiência do Usuário

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt





Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page