aifia-pt - Re: [AI] site da Vivo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fernando Lima" <fernandolimajr AT gmail.com>
  • Cc: aifia-pt <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] site da Vivo
  • Date: Mon, 18 Feb 2008 09:57:46 -0300

Mauro,

Seu argumento ainda está fundado pelo que percebo. Acredito que de um modo geral, não são somente testes de usabilidade que saem prejudicados ou, muitas vezes, não executados (nem antes, durante ou depois). O planejamento como um todo é comprometido, a documentação fica rasa e planos de ações não têm fundamento sólido justamente por não saber identificar exatamente as necessidades do público alvo.

Tenho experiência em análise heurística de usabilidade, acho que são ótimas alternativas para projetos que precisar ser lançados em curto espaço de tempo. Entretanto tenho ressalvas, ou melhor, observações.

- Por ser um processo barato e prático, as análises ficam a cargo de um único profissional. Além de sobrecarragar a pessoa com a responsabilidade que isto representa, não há troca de percepções com outras pessoas que analisariam o mesmo sistema.

- Muitas vezes as análises são feitas unicamente no sistema atual, que será ainda reprojetado. É importante o mesmo tipo de teste durante o desenvolvimento e após o produto estar no ar. Preferencialmente por pessoas que não foram envolvidas no projeto para garantir o mínimo de imparcialidade.

- Mais uma vez, por ser pouco dispendioso, este tipo de teste, quando incorporado ao processo de uma empresa, tende a ser o único que será utilizado para outros projetos. É uma questão complicada vender algo mais caro, se algo mais barato trouxe bons resultados anteriormente. Temos que ser políticos e persuasivos.

As observações poderiam prosseguir, mas é muita informação para debate. :-)

Abs,

Fernando Lima
Arquiteto de Informação

Roberta,

Parabéns pelo projeto. Foi uma responsabilidade e tanta. Não consigo analisar sem ser muito detalhista e acabaria não trabalhando hoje. rs. :-)

Não deixe entretando de realizar teste com usuários. Eu como um deles, tive muita dificuldade em contatar a Vivo no portal anterior. Também achava os formulários desnecessariamente longos e acabava não os completando. Vi que está bem mais fácil de encontrar os telefones de contato!

Abs,

Fernando Lima
Arquiteto de Informação