aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Tue, 27 Nov 2007 22:13:04 -0200

> Será que você não está de saco cheio deste balaio de gato, e não do "foco no
> usuário"?

É bem por aí. Pessoal repete o mantra sem refletir muito o que
significa. Se eu digo foco no usuário, já estou delimitando uma
segregação entre usuários e designers, como se usuário só pudesse usar
e designer só projetar. É como sempre digo: quem é o usuário da
wikipedia e quem é o designer? Não é tudo meio misturado? E aí fica
foco no quê? Foco na mistura?

Há algum tempo escrevi um artigo listando outros possíveis focos além
do usuário:
- Comportamento
- Atividade
- Tarefa
- Operação
- Sistema
- Designer
http://usabilidoido.com.br/design_centrado_em_que.html

Mas hoje vejo que o mais interessante é não ter foco. Estou tentando
nos projetos recentes me adaptar à situação e tentar ter uma visão
mais holística, partindo dos discursos que permeiam a comunidade. Se o
pessoal é centrado no sistema, não bato de frente, mas tento inserir
outras questões dentro da discussão.

O que eu não acho inteligente é essa antagonia entre centrados no
sistema e centrados no usuário. Nós designers ou arquitetos da info.
aparecemos como os salvadores da pátria, como você mesmo disse, e
lutamos contra o falta de consideração dos centrados no sistema. Além
de ser piegas, aumenta ainda mais a cisão entre culturas. O legal é
aprender com quem pensa diferente de nós.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR