aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gil Barros <gil.barros AT formato.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Tue, 27 Nov 2007 14:43:39 -0200

Opa Fred,

Engraçado, não acho que é vago demais.

> O problema é que "foco no usuário" é vago demais. O que significa
> estar focado no usuário? Fazer de tudo para que suas vontades sejam
> satisfeitas? Projetar para suas características psicossociais? Tornar
> as coisas que ele quer fazer mais fáceis? Defender a unhas e dentes
> seus interesses junto a megacoorporações? Estar sempre pensando nele
> durante um projeto?

Para mim "foco no usário" (que considero que seja design centrado no usuário)
um enfoque de projeto que significa que devo obter dados reais sobre os meus
usuários e suas necessidades, e utilizá-los no projeto. Não dita como você tem
que fazer as coisas, apenas informa.

Cabe à etapa seguinte (ou paralela em alguns casos) fazer o projeto em sí,
utilizando estas informações, mesmo que seja para modificar a forma como a
atividade é feita hoje em dia.

> Acho mais interessante focar na qualidade do produto ou serviço do que
> nos seus consumidores ou usuários. Contato com usuários pode ajudar a
> aumentar a qualidade do produto ou serviço, mas é apenas um meio para
> se atingir outro fim. De nada adianta mil pesquisas se não há um
> design criativo que catalize os resultados.

Concordo em parte. O produto/serviço tem sim que ter qualidade, mas como você
define qualidade?

Da minha parte, estou preocupado com a qualidade da experiência do usuário, e
para me informar à este respeito tenho o foco no usuário. O pessoal da
segurança
está preocupado com a criptografia, os programadores com o código etc. Tudo
isto
compõe a qualidade "total" do produto final, não?

Como eu disse acima, o design criativo utiliza estes dados para fazer a etapa
seguinte. Nisto eu concordo plenamente, sem design de nada adianta os dados
sobre o usuário.

Mas o inverso também pode ocorrer, sem informações sobre o usuário o design
pode
não servir para nada. E historicamente o design tem sido mais nesta linha, daí
que o foco no usuário pode ser útil para o designer.

> Se você acha que sim a todas essas perguntas, comprova o que estou
> afirmando: o mantra é tão vago que não ajuda muito.

Bom, se "foco no usuário" é usado como mantra, como uma ideologia que defende
usuário dos males do mundo, daí sim fica vago. Mas o problema está nesta
definição esquisita.

Será que você não está de saco cheio deste balaio de gato, e não do "foco no
usuário"?

[],
Gil.