aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Wed, 14 Nov 2007 19:46:54 -0200

Também já estou de saco cheio desse negócio de "foco no usuário".
Quando brinquei com esse clichê no EBAI, eu estava falando sério,
hehehe

O problema é que "foco no usuário" é vago demais. O que significa
estar focado no usuário? Fazer de tudo para que suas vontades sejam
satisfeitas? Projetar para suas características psicossociais? Tornar
as coisas que ele quer fazer mais fáceis? Defender a unhas e dentes
seus interesses junto a megacoorporações? Estar sempre pensando nele
durante um projeto?

Se você acha que sim a todas essas perguntas, comprova o que estou
afirmando: o mantra é tão vago que não ajuda muito.

Acho mais interessante focar na qualidade do produto ou serviço do que
nos seus consumidores ou usuários. Contato com usuários pode ajudar a
aumentar a qualidade do produto ou serviço, mas é apenas um meio para
se atingir outro fim. De nada adianta mil pesquisas se não há um
design criativo que catalize os resultados.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR