aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lista AT pixall.com.br
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Wed, 14 Nov 2007 15:04:43 -0200

Amyris,

"..Falta ao mercado a chance de ter cursos de formação superior na
área..."

Nós temos ótimos cursos na área de design e são jogados no ar
milhares de sites que não seguem nem os conceitos mais básicos.

O problema não está *todo* nos cursos não, logicamente isso
atrapalha D+, termino no meio do ano que vem a formação
tecnológica e nem sei ainda onde farei minha pós, pra quem se
interessa a situação tá difícil, mas de uma forma geral eu não
vejo todo esse interesse por parte dos profissionais, pego como
exemplo minha sala na faculdade, só faltou eu implorar para o
pessoal ir no WAIU, ninguém foi, ninguém tava nem ai, isso porque o
curso é de Web, hein?

Outro problema são os clientes, eles não estão nem ai para
usabilidade, acessibilidade, arquitetura de informação... As
empresas não querem ter como diferencial um grupo de analistas de
usabilidade porque sabem que o cliente não cobrará isso e terá de
concorrer de igual para igual(nos preços e prazos) com o concorrente
que não tem esse "diferencial".

Não sei se é cultural mas a palavra "investimento" aqui praticamente
não existe, o cliente tem dificuldade de compreender e quando agente
fala que investe em ações, por exemplo, as pessoas nos olham como
se você fosse algum tipo de deus, é ridículo.

Mas enfim, o negócio que vai arrumar tudo isso ai chama-se tempo. (e
também uma melhor aferição/divulgação dos ROI).

(=

--
Jonas Felipe
Analista de Usabilidade