aifia-pt - Re: [AI] Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o foco no usuário
  • Date: Wed, 28 Nov 2007 11:46:18 -0200

> Convenhamos que há uma distinção clara entre quem PROJETOU a Wikipedia (o
> seu funcionamento, seu 'esqueleto', suas estruturas, atores e fluxos, a
> própria capacidade em permitir o gerenciamento pelos usuários, seus
> 'templates') e quem UTILIZA a wikipedia, que é quem principalmente entra com
> o conteúdo e com alguma liberdade de apresentação visual diferenciada (e
> limitada). Não?

De fato a adaptação é limitada, mas a construção da "casca" da
Wikipedia, ou seja, o sistema, também foi colaborativa. O MediaWiki é
um software de código livre que recebe contribuições de milhares de
pessoas em todo o mundo. Tudo bem que quem programa tem maior poder
para contribuir, mas os usuários que não programam também podem opinar
nas ferramentas de discussão da comunidade.

> Esse designer/projetista, provavelmente teve que levar em consideração
> diversos fatores, alguns bastante relacionados ao(s) usuário(s).
> Provavelmente coisas do tipo "como permitir que as pessoas insiram
> conteúdos, de forma simplificada?", "qual a sintaxe de programação que será
> utilizada para atender esse público, que pode ser extremamente leigo?",
> "como apresentar resultados de buscas tão distintos?" etc, etc

A Wikimedia foundation tem apenas duas pessoas trabalhando: o fundador
Jimmy Wales e um programador. O grosso do trabalho é feito por
voluntários, uma comunidade de colaboradores que se aproximaram do
projeto e quiseram participar mais ativamente das decisões.

> O usuário tem na mão uma ferramenta poderosa, onde ele praticamente pode
> fazer qualquer coisa. Praticamente, porque ele não pode mexer em tudo (no
> sentido da apresentação desse conteúdo, não do conteúdo em si) ... Ou pode?

Pode sim. Compare as páginas iniciais de cada língua e verá uma
diferença de diagramação grande. Aqui tem um breve estudo cultural a
respeito:
http://usabilidoido.com.br/diferencas_culturais_no_uso_da_wikipedia.html

Essa página não é aberta para a edição para todos os colaboradores da
Wikipedia, mas sim aqueles que recebem um privilégio especial.

Diante de tudo isso, é que afirmo que não há uma distinção clara entre
designers e usuários no projeto da Wikipedia. Na minha visão, as
pessoas que participam são cocriadoras, de uma forma ou de outra.

A tendência do momento pós-moderno em que vivemos é que os processos e
papéis na produção e consumo se tornem cada vez mais misturados.

Falo disso no nesse artigo:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/02/05/de-usuario-a-co-criador/

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR