aifia-pt - Re: [AI] Foco no propósito

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gil Barros <gil.barros AT formato.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Foco no propósito
  • Date: Tue, 27 Nov 2007 14:57:15 -0200

Opa Ricardo,

> Concordo com você que o "foco no usuário" é um termo vago e que
> constantemente é distorcido para atender os interesses conforme
> a conveniência.

E não cabe a nós corrigir esta distorção, e deixar claro que foco no usuário
não
é mantra, nem fórmula mágica?

> [...]
> propósito". Se o propósito da interface é atender aos interesses
> do cliente, mesmo contrariando aos objetivos do usuário, qual o
> problema nisso? O propósito pode ser justamente este, ou seja,
> ir contra o usuário, gerar repulsa, oposição, polêmica. Se o
> "mantra" "focado no usuário" tivesse que ser seguido a todo
> custo, eu nunca poderia criar uma interface que explorasse outro
> tipo de experiência, mais subjetiva e emocional, como um sistema
> que faça o usuário se perder "de propósito". Um exemplo disso
> seria um jogo, contendo enigmas a serem desvendados.

Mas porque o "foco no usuário" tem que ser seguido a todo custo? Para mim foco
no usário significa que eu tenho uma boa noção de quem é este cara, e que
portanto posso fazer escolhas bem informadas de como ajudá-lo, como irritá-lo,
como assutá-lo, como desafiá-lo, etc..

Design de games tem que ter foco no usuário, e isto não significa dizer como
vencer os desafios.

> Enquanto os profissionais não tiverem domínio sobre o próprio
> conhecimento, usando termos vagos e imprecisos, como eles
> esperam convencer um cliente a fazer algo que eles mesmos não
> entendem, ou sobre os quais tem dúvida?

Concordo plenamente, e este e-mail é uma tentativa de melhorar o que se
entende
por "foco no usuário".

[],
Gil.