aifia-pt - [AI] RES: RES: Qualidade em websites

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabio.palamedi AT gmail.com>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: RES: Qualidade em websites
  • Date: Sun, 20 May 2007 17:29:55 -0300

Eu acho a discussão muito ba, e claro, pontos de vista bem relevantes, mas o
que no final das contas vai importar mesmo, são os números.

Qualidade sob que aspecto?
Qualidade de navegação, qualidade de disponibilizar as informações,
qualidade em interação, qualidade em rapidez de resposta? (mencionado pelo
Eduardo Loureiro anteriormente)

Mas descordo quando entendo o "site", sendo um produto, porque, cada site,
tem sua finalidade, objetivo, e claro, publico. È como perguntar sobre uma
cadeira projetada por um designer de produto: é confortável (para pessoas
leves e pessoas pesadas?) Ela suporta diversos tipos de pesos sem se
deformar, ela é bonita (forma e estética), uma pessoa consegue utilizá-la
para seu fim? (trabalho - longo período de utilização, lazer - uso
prolongado por período de tempo curto -indeterminado...), possui ergonomia
(não vai arrebentar a coluna de ninguém, independente do peso?), etc.

Logo, tentar entender o que é "qualidade de websites", é algo muito abstrato
para mim. È aquele lance do "porque o frango atravessou a rua", respondido
hipoteticamente por "celebridades"... minha preferida, é a resposta de
Martin Luther King: Eu tive um sonho. Vi um mundo no qual todos os frangos
serão livres para cruzar a estrada sem que sejam questionados seus motivos.

Então, recomendo como a Profa disse: Se é acadêmico, vc precisa citar fontes
e mais fontes. Se é para dissertação qualquer, ou para outro fim, pegue o
ponto de vista que mais lhe agrade, puxe um banquinho e coma sua
pipoca....rs...porque vc esta fazendo a mesma pergunta: Exemplo
divertido..rs

O que é um website de qualidade:

Pessoal de infra: é um site que tem base de dados de resposta rápida e um
código robusto.
Pessoal de arte: É um website criativo e conceitual.
Pessoal de IHC e Usabilidade: È um site que .....
Pessoal de AI: É um website que ....

De qualquer forma, concordo principalmente com o que Fernado Salvi disse.
ROI, é um bom começo, mesmo porque, é o que mais vai chama a atenção, de
quem pagou pelo website. (números fazem muito sentido para eles) =)

[],s
Fabio