aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Gustavo Gawryszewski" <gustavogawry AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU
  • Date: Wed, 31 May 2006 10:32:16 -0300

Quanto a historia de Web e internet, realmente concordo... afinal.. na internet vc tem ftp, http, ssh e uma penca de outros protocolos que nada tem haver com isso... a web sim é uma midia... internet não...

Em 31/05/06, Cassiano > Matriz [listas] <listas AT matrizmkt.com> escreveu:
On 5/30/06, Fabio Palamedi ...wrote:
>  ... a que tipo de midia vc se refere? ... entendo como... meios de comunicação.. radio.. jornal ... internet... Isso.. me gerou uma duvida... algumas pessoas utilizam o termo "midia" para "imprensa".

Olá, Fábio,
Publicitários usam "mídia" para definir o profissional que cuida dos canais (ou veículos) de inserção de uma campanha.

Jornalistas e comunicadores em geral costumam tratar "mídia" como o veículo na sua totalidade, não apenas a parte destinada à publicidade. Esse uso duplo do mesmo termo atrapalha um pouco...

Costumo usar "veículos de mídia" para diferenciar do entendimento restrito dado pelo mercado publicitário.

"Imprensa" significa o conjunto de veículos de mídia de um determinado mercado ou região. Portanto, são quase sinônimos.

Pelo mesmo raciocínio, internet *não* é mídia, mas meio, assim como o papel é o meio e a mídia é o jornal que se revela através dele. Vamos combinar assim: mídia, na internet, é a "web".

Da mesma forma, ondas eletromagnéticas são o meio primordial para a existência das mídias rádio e TV, que hoje também podem se manifestar pela rede internet, uma rede artificial, em detrimento da rede "natural" eletromagnética propagada pelo éter.

Mas o meio também pode ser entendido como suporte ou forma de distribuição. A internet  embaralhou um pouco essas coisas. Por isso, por exemplo, estamos falando disso agora.

Tento destrinchar essas questões no meu ebook, usando um desenho matricial. Quem sabe vcs não me ajudam a divulgá-lo, quando conseguir terminar a nova edição, talvez no segundo semestre... :)

É esse desenho matricial que quero apresentar numa discussão ao vivo.

abs.,
Cassiano