aifia-pt - [AI] RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU
  • Date: Thu, 25 May 2006 11:21:57 -0300

Minhas observações sobre o artigo.:

Cassiano citou:

*Todos* defendem uma organização estruturalista da informação, o que leva à criação de “sistemas” com fins variados: organização, rotulação, navegação, busca... (OK, sem conhecer em detalhes as propostas de tanta gente, talvez seja uma generalização exagerada, mas é esse o tom geral dos artigos do Webinsider, bem como dos textos originais dos autores citados).

R: Realmente, é uma generalização exagerada.

Cassiano citou:

E conclui: “De uma vez por todas, vamos deixar isso claro: um website é um sistema, como afirmam Garret, Rosenfeld, Nielsen e outros.” Arriscada essa afirmação

R: Não acredito que seja uma afirmação arriscada. Os índices de B2B, B2c e B2G, estão aumentando, empresas estão se integrando via protocolo web, voz sobre ip, e outras tecnologias que “facilitam” a vida das empresas de um ponto de vista financeiro. Não podemos deixar de desconsiderar o que eu digo sempre: A web, será o ambiente que recebera a convergência de mídias como TV DIGITAL, e WEB APPLICATIONS. Tudo, esta indo para lá. Pode demorar, mas esta indo, só não vê, quem não se informa com as novas tecnologias. Quem vê a web do começo, com eu que fui usuário de BBS, e hoje vê o que é possível ser feito, não creio que isso tudo esteja em um futuro tããããõ distante assim.

Cassiano citou:

O risco de uma definição tão categórica é afirmar que tudo que voa na web é passarinho

R: Desculpe, mas creio que há uma inversão de valores aqui. A idéia, não é dizer que tudo o que voa é passarinho, mas poder dizer que o que voa, é passarinho, ou urubu, ou qualquer outra coisa, ou até dizer que aquilo que se voa, na verdade, não é bem uma ave ou não.

Cassiano citou:

Minha conclusão a partir desse estudo é que a tal AI não é novidade nas mídias e não existe como algo à parte dos demais atores, mas como uma profissão que sempre existiu em todas as expressões humanas voltadas à comunicação. Toda mídia possui sua própria AI.

R:Bingo!!! Claro, AI sempre existiu. O que nunca existiu, foi a informação crescente nessa velocidade atual. Daí, a necessidade do profissional de AI. E é como eu acredito que surgiram todas as profissões,  a partir da “necessidade de” .

Minhas considerações sobre o artigo.

De uma maneira geral, não creio que esse artigo, apesar de estar muito bem fundamentado ( o autor estudou muito xD) fez excelentes referencias, mas creio que ele exagerou um pouco ( para ser gentil e dizer que ele realemtne exagerou xD e viajou na batatinha xD).

Entendo que Ai, não nada mais é do que a “especialização” de profissionais que sabem lidar com a informação. O detalhe, é que não são os profissionais de AI que ditam as regras. É O MERCADO. É o mercado que entende a necessidade  de um AI em um projeto, onde a informação precisa ser organizada. Isso é trabalho de editor? Mas o editor entende de tecnologia? O Editor sabe lidar com o meio eletronico (que é o foco do artigo do autor) ? Se não, porque o recentimento? O Profissional de AI existe, porque a “necessidade de um” tambem existe. E não sou eu que um dia acordei e disse: Ah, vou ser um arquiteto de informação.

Mesmo porque, eu tenho uma visão de Ai, não somente de Web. Acredito que Web, é um ambiente, assim como o desktope é outro. Desenho soluções de AI, tanto para Web, como para Desktop applications. E não vejo a diferença da metodologia entre ambos ambientes.

Nada pessoal, mas ao estudar e tentar entender o que é AI, o autor pode ter se equivocado a partir de um ponto de vista pessoal, o que não toranria o artigo algo imparcial.

Claro que, tem outro ponto a ser citado: A NECESSIDADE MERCADOLÓGICA.

Existem muito mais projetos webapplications, do que sites institucionais, ou pessoais. Porque? Simples, porque da muito mais dinheiro. Investidores, querem mais dinheiro, e não um embate criativo de desing ou a discução de uma nova escola literaria como acontecia em tempos passados. Infezliemnte, a seleção natural do mercado, é baseada em retorno e lucro. Se não da dinheiro, não é interessante.

Bom, essas são minhas observações. Cada profissonal, tem sua devida importancia em um projeto, seja ele qual for. Designer grafico ou de midia digital, analista, desenvolvedor, ou  caso haja um, editor tambem, ou seja la quem estiver envolvido. Agora, se o mercado não ve a necessidade de um editor, então, não vejo porque culpar a AI como responsavel por isso.

Just it, seleção natural. Vc não evolui, vc esta fora =(

Fabio Palamedi

Arquiteto de Informação \ Designer de UserInterface

RGM Informática Ltda.

(11) 3016-3555

 Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorna-lá ao destinatário e apaga-lá de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou distribuição desta mensagem ou parte dela, sob qualquer meio, é expressamente proibido. A RGM Informática Ltda. não é responsável pelo conteúdo ou pela veracidade das informações nela contidas