cc-br - [cc-br] pdf doc odt

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: carlinhos cecconi <carlinux AT terra.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [cc-br] pdf doc odt
  • Date: Fri, 3 Feb 2006 11:52:57 -0200

A vantagem de usar odt e divulgá-lo é apostar nos acordos do consórcio OASIS.
E é sempre bom lembrar que tudo isso da cultura digital informática só
funciona porque existem protocolos e acordos na indústria. Conversas e
entendimentos. Claro que entre uma conversa e outra sempre tem tbm
estratégias tantas de monopólios, marketing, globalização, massificação,
grana, poder, etc etc etc.

Se o que se pretende é edição conjunta de um documento, o formato pdf ou html
não são os mais apropriados. O pdf pelo motivo óbvio que não foi feito mesmo
para se permitir edição e html porque é uma linguagem de marcação não muito
trivial prá muita gente.

.doc e .odt (apesar do xml) estão sempre vinculados a pesados
programas/aplicativos que não foram feitos para computadores com poucos
recursos e nem sem uma boa conexão de rede à internet.

O formato .txt (utilizado nesse mail, por exemplo) é bastante universal desde
que tenhamos bem configurado nossa codificação de caracteres (outro
padrão/acordo/protocolo da indústria).

Ainda assim recomendo a instalação do OpenOffice2 e abandono progressivo da
suíte MS Office.

[]s

--
-- CarlinhosCecconi carlinux AT terra.com.br
*Computadores são inúteis. Eles podem dar a você apenas respostas.*