cc-br - Re: [cc-br] pdf doc odt

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Marcel Leonardi <marcel.leonardi AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] pdf doc odt
  • Date: Fri, 3 Feb 2006 11:39:54 -0300

Gustavo,

Se eu enviasse arquivos em formato .doc, .xls ou outros que dependem
do Microsoft Office, por exemplo, poderia concordar com sua afirmação.
A solução que proponho não é essa, mas sim a utilização de um formato
de arquivos que possa ser aberto em qualquer pacote de escritório,
independentemente de o formato ser livre ou não.

O formato .odt é incompatível com a plataforma Microsoft Office, ao
menos por ora, assim como o formato .doc não é totalmente compatível
com o OpenOffice. A virtude está no meio. Se eu tiver que explicar
para cada cliente como proceder para abrir os documentos .odt,
passarei o dia todo fazendo isso.

Vejo como um bom exemplo a ser seguido o web site do STJ: ele oferece
a íntegra dos acórdãos mais recentes tanto em .html quanto em .pdf. Os
dois formatos podem ser acessados por praticamente qualquer pessoa,
independentemente de qual seja seu sistema operacional ou pacote de
escritório.

No estágio atual, utilizar exclusivamente o formato .odt é tão ruim
quanto utilizar exclusivamente o formato .doc; ambos exigem que o
usuário utilize um pacote de software incompatível com o outro. O que
proponho é que o formato utilizado possa ser lido e editado em
qualquer dos pacotes.