aifia-pt - Re: [AI] Ecologia da informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Daniel Melo Ribeiro <danielmeloribeiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Ecologia da informação
  • Date: Thu, 26 Mar 2009 14:22:50 -0300

Opa, beleza André? Espero em breve ver sua dissertação circulando aqui na lista. (e por que não uma prévia já no Ebai...)

neste outro momento, me pareceu (posso ter entendido mal!) que vc vincula a passagem de dado para informação a partir de uma transformação no aspecto formal, para uma forma mais adequada. acho que tanto o foco no formal quanto o foco na adequação são vícios da nossa prática profissional. se vc pensar na distância que vai de bits a uma notícia ou relatório, está perfeito. mas se vc pensa em outras formas de expressão e comunicação, arte por exemplo, a passagem da tinta a óleo para algo significativo se dá de uma forma bem diferente, até onde entendo.

Sim, concordo com você. Penso que a arte merece um capítulo à parte: sua informação é de caráter estético, cujo propósito, inclusive, é subverter a forma. Entendo a estética não como representação do belo, mas como a maneira de se compreender objetos pelos sentidos (visão, audição, tato, etc.).

A definição de informação que eu coloquei está no contexto dos estudos do design da informação, cuja preocupação com a forma e a representação é muito evidente. Não diria que é um vício, mas uma maneira própria de olharmos, carregada de nossa experiência profissional.

Abraço,

--
Daniel Melo Ribeiro
http://www.danielmelo.net