aifia-pt - Re: [AI] Ecologia da informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Andre Malheiro <andre.malheiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Ecologia da informação
  • Date: Thu, 26 Mar 2009 13:42:13 -0300

daniel,

primeiro: parabéns pela conclusão do mestrado! =)

sobre sua msg:

A informação não é a extremidade no processo de construção da compreensão. Quando os dados, que por sua vez são meros registros, adquirem sentido interpretativo, eles se transformam em informação. Quando a informação é internalizada no indivíduo e compreendida a partir de experiências prévias, ela se transforma em conhecimento. Dessa forma, percebemos um fluxo crescente de interpretação entre dado, informação e conhecimento, nessa ordem.

num primeiro momento, vc define a passagem de dado para informação a partir da apreensão pelo indivíduo. concordo bastante com essa linha. é na experiência que se dá a significação (sendo reducionista e categórico...).

A informação, nesse sentido, está em um nível mais apropriado para a comunicação, pois representa mensagens significantes que revelam relacionamentos e contextos para os dados apresentados. Os dados serão transformados em informação quando forem organizados em uma forma lógica, que faça sentido ao interlocutor, apresentados de uma maneira apropriada e, por fim, contextualizados.

neste outro momento, me pareceu (posso ter entendido mal!) que vc vincula a passagem de dado para informação a partir de uma transformação no aspecto formal, para uma forma mais adequada. acho que tanto o foco no formal quanto o foco na adequação são vícios da nossa prática profissional. se vc pensar na distância que vai de bits a uma notícia ou relatório, está perfeito. mas se vc pensa em outras formas de expressão e comunicação, arte por exemplo, a passagem da tinta a óleo para algo significativo se dá de uma forma bem diferente, até onde entendo.

era isso, apenas uns comentários.

abraço!