aifia-pt - Re: [AI] Ecologia da Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Viviane Camargo <vivianecamargo.gestora AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Ecologia da Informação
  • Date: Tue, 24 Mar 2009 21:07:41 -0300

Oi André,

Como a arquitetura da informação visa estruturar as informações de modo que o usuário tenha acesso fácil a elas, a gestão da informação pode contribuir dando suporte no levantamento do perfil e das necessidades informacionais dos usuários da informação através da aplicação de métodos de três áreas que formam são os três pilares da gestão da informação - Administração, Ciência da Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação -, mas com o foco no gerenciamento estratégico das informações.

Afinal, a gestão da informação estuda os processos de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação de informações com o objetivo de identificar e suprir as necessidades informacionais dos usuários.

 []’s

Viviane

From: Andre Malheiro <andre.malheiro AT gmail.com>

viviane,
fale mais um pouco sobre isso: como vc vê, objetivamente, a contribuição da
gestão da informação para a arquitetura da informação?

por alto, é quase óbvia a conexão. mas gostaria de ver um discurso
articulado sobre isso, ainda mais de alguém que está se especializando na
matéria.