aifia-pt - Re: [AI] Ecologia da Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Viviane Camargo <vivianecamargo.gestora AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Ecologia da Informação
  • Date: Fri, 27 Mar 2009 10:46:04 -0300

Oi Luciano,

Respondendo suas perguntas:

> Para o gestor, informação e conhecimento são sim coisas distintas assim
> como dados e inteligência:
>
> - Dados são representações de algo, mas que por si só não tem significado.

Dados sempre são representações ou poderiam ser a coisa sendo representada?
Quero dizer, uma representação de um vaso, segundo essa definição, seria um
dado, certo? E o vaso? Também seria um dado?

Uma representação do vaso é sim um dado, mas o vaso em si não é, ele é um documento porque documento não se restringe a "texto", objetos também podem ser considerados documentos. Aqui está uma definição de Ortega e Lara (2008) : "O documento é todo signo indicial (ou índice) concreto ou simbólico, preservado ou registrado para fins de representação, de reconstituição ou de prova de um fenômeno físico ou intelectual." (http://www.enancib2008.com.br/cd/6%20-%20Trabalhos%20em%20PDF/GT1/Oral/1971%20-%20Documento%20e%20informa%C3%A7%C3%A3o,%20conceitos%20necessariamente%20relacionados%20no%20%C3%A2mbito%20da%20Ci%C3%AAncia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o.pdf)

> - Já informação é um conjunto de dados que juntos possuem um significado.

O significado da informação não depende também da percepção / interpretação
dada pelo observador? O qual por sua vez vai depender do conhecimento dele
(e de outras n variáveis)? Ou seja, o significado da informação não seria
dado quando a pessoa assimila ou acomoda a informação, sendo assim formado
pela pessoa?

Antigamente na psicologia, havia a distinção entre sensação (como o estímulo
"puro" ou "dados sensoriais", sem interferência do indivíduo) e percepção (a
interpretação do estímulo), algo que me parece similar à essas definições de
dado e informação. Mas ultimamente, cada vez mais pesquisas indicam que não
há momentos separados. A percepção já engloba a sensação. Tanto que quando
falamos dos sentidos (que acabam sendo bem mais do que 5), falamos de
percepção visual, percepção auditiva, percepção tátil, propriocepção etc.)

Puxando para o lado da teoria da informação, já li que a informação seria a
parte do conteúdo da mensagem que não é redundante (e que me permitira tomar
uma decisão - nesse sentido, uma instrução). Geralmente, vejo a informação
como um estímulo, mas o que a pessoa vai fazer com esse estímulo (como ela
vai reagir, interpretar, perceber, responder etc.) vai depender de n
variáveis.

Sim, o significado da informação depende sim da compreensão do receptor mas o fato dele compreender não significa que ele vá assimilar/memorizar. Se o receptor não compreende a informação ela não passará de dados para ele. Por exemplo, se você passar uma mensagem em japonês para mim, eu não vou entender nada, então para mim não será uma informação. =P
E eu concordo com vc quando diz que a informação é um estímulo, porque o receptor dessa informação pode assimilá-la (transformando-a em conhecimento) ou não.

> - Conhecimento é a assimilação da informação. Ou seja, a informação se
> torna conhecimento quando uma pessoa relaciona tal informações com a bagagem
> de conhecimentos que ela já tem.

É comum falarmos sobre conhecimento declarativo e conhecimento operacional,
ou seja, o "saber sobre" (eu queria saber mais sobre astro-física) e o
"saber fazer" (eu queria saber voar). Essa definição de conhecimento (como
assimilação de informação) não eliminaria esse último tipo de conhecimento?

Não elimina não, porque para você saber fazer alguma coisa vc precisa aprender como se faz, ou seja, precisa obter informações e assimilá-las.

> - E inteligência é a aplicação daquele conhecimento.

Pra mim, a definição de inteligência é extremamente controversa. Existem
tantos modelos (qi, fator g, inteligências emocionais etc.). Algo engraçado
nessa história de QI é que a definição acaba sendo meio circular. O que é
QI? É a medida da inteligência. E o que é inteligência? É o que o QI mede =)

Um modelo um pouco diferente ao apresentado pela gestão da informação (mas
um pouco similar) é a taxonomia educacional do Bloom que diz que no domínio
cognitivo (além destes, haveriam o afetivo e o motor) haveria uma
hierarquia, desde o conhecimento, passando pela compreensão, aplicação,
análise, até chegar na síntese e avaliação

A definição de inteligêncoa para a gestão da informação é um pouco diferente da sua, pois para nós inteligência é tida como o saber aplicar o conhecimento mesmo. Por exemplo, quando uma pessoa aplica o conhecimento que ela adquiriu nas aulas de matemática para resolver uma equação.

Consegui esclarecer suas dúvidas?
=)

[]s

Viviane