aifia-pt - Re: [AI] Botões de ação primária e ação secundária em formulários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Bernardo Doré" <berdore AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Botões de ação primária e ação secundária em formulários
  • Date: Thu, 8 Jan 2009 18:22:20 -0200

Everton, show de bola a sua contribuição.

Helio, gostei dos links. Já coloquei no delicious. Eu leria com um pé atrás essas instruções porém. As interações com websites são derivadas das interações no sistema operacional, sem dúvida, mas existem diferenças. Vamos comparar maçãs com maçãs...

Sobre os dados persistentes no formulário, outro dia bati um papo com um desenvolvedor aqui e cheguei a conclusão de que o botão de "limpar" é também um tapa-buraco de desenvolvimento.

O problema: o usuário preenche o formulário, não envia, e navega para outra área no site. E os dados continuam lá. Assim como aconteceu com o Everton. Os dados só são apagados quando o browser é fechado (término de sessão) ou quando há uma ação explícita no botão de "limpar". Segundo ele o "conceito de aplicação" não suporta ou prevê esse tipo de ação do usuário...ele salva a informação (tentando poupar tempo em caso de erro após o envio) mas não consegue identificar que a navegação para uma outra página num outro canto da estrutura do site provavelmente quer dizer que aqueles dados não devem ser salvos. Acho que essas nuances comportamentais ainda estão um pouco além da tecnologia web (será?) e com certeza está além do nosso parceiro desenvolvedor. Sem falar na questão da segurança: preencheu, não enviou, navegou, um terceiro fuçou e se apropriou dos dados...

Percebi que a discussão ia longe e não ia resolver o problema. Achei melhor deixar o "limpar" lá. =/

abcs

Bernardo