aifia-pt - [AI] RE: Botões de ação primária e ação secundária em formulários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Everton C. <tf.faker AT hotmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação " <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RE: Botões de ação primária e ação secundária em formulários
  • Date: Thu, 8 Jan 2009 20:55:42 +0200

Ola Paula,

Fiz os seguintes teste aqui na empresa.

criei uma página básica com um formulário e três (3) modelos de estruturas de botões e fui perguntar aos 120 funcionários da empresa qual destes botões ficaria melhor para um site bastante visitado.

Botão 1 era assim:

Enviar (botão), Cancelar (link)

Botão 2 era assim:

Enviar (botão), Cancelar (Botão Cinza)

Botão 3 era assim:

Enviar (botão, esquerda), Cancelar (botão, direita).

PS.: Estes botões foram copiados do site base que ela enviou a lista no principio da discursão.

Vou postar somente 3 Comentários dos 120, pois postar 120 é complicado (^^).

1 - Cecília (Secretária do Financeiro):

Opção 3, porque desta forma me ajuda a identificar mais o que eu quero fazer na hora de enviar os dados e não cometo erros.

2 - Pedro (Atendente/Acionador):

Opção 1, porque além de estiloso e mais bonito o design do formulário e me ajuda a perceber com mais clareza o que quero fazer quando for enviar os dados.

3 - Alex (Chefe e Dono da Empresa):

Opção 1, pois acesso diversos sites diáriamente e me deparo com muitas páginas com este modelo e também me faz ter uma percepção melhor de destaque e no envio dos dados não cometo erros.

Obs.: o Alex criticou a opção 2 alegando que ja cometeu vários erros com isso. (não entrei em detalhes).

4 - Sidnei (Motorista/Guincheiro):

Opção 1, além de transmitir segurança este modelo me deixa mais certo na hora do envio dos dados.

5 - Telma (Logistica/Departamento de Vendas):

Opção 3, me transmite mais claresa e evidentemente mais segurança.

PS.: Até aqui chega. Cansei de digitar, depois posto os restantes. Lembrando que 70% optou pela Opção 1 Pois traz mais clareza esta estrutura de botão.

Espero Paula que isso tenha serventia

Everton Carvalho

A beleza esta na ótica de quem vê!

É fácil compartilhar suas fotos com o Windows LiveT Arraste e solte