aifia-pt - Re: [AI] Botões de ação primária e ação secundária em formulários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Kleber Costa" <naranayama AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Botões de ação primária e ação secundária em formulários
  • Date: Thu, 8 Jan 2009 15:22:57 -0200

Sem dúvida a utilização do botão "Limpar" para formulários simples é muito questionada e muito pouco usada pelos internautas, eu particularmente não utilizo mais em formulários simples.

Em alguns sites ou até mesmo em softwares eles alteram essa ordem colocando o botão "Cancelar" ou "Limpar" primeiro, isso causa uma certa confusão e eu mesmo já tive formulários perdidos programas desinstalados enfim, isso por que estamos acostumados a colocar o botão "Next" "Próximo" "Enviar" "Gravar" sempre em primeiro até mesmo por que é isso que vc espera do usuário.

Me lembro no início de 2000 quando trabalhava como web design e os desenvonvedores colocava sistemas com bem um 5 ou 6 botões de escolhas para gravar o formulário era um caos os usuários tinham que ter legenda para os botões e o botão mudava conforme o formulário enfim era uma loucura.

O importante para hoje além dos testes de usabilidade com o público alvo é padronizar os nomes dos botões e assemelhar funções com as legendas, tipo, botão "Enviar" envia um email, envia um formulário, botão "Gravar" grava no banco de dados, enfim esse tipo de coisa, mais tudo isso deve estar baseado no público-alvo.

Kleber Costa