aifia-pt - Re: [AI] Média Salarial AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Leticia Cianconi" <lecianconi AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Média Salarial AI
  • Date: Tue, 21 Oct 2008 08:25:38 -0200

Luciano, não caia neste erro.

Este é um dos maiores erros que vejo pessoas de TI que não têm contato com outras áreas mais, digamos, humanas, ter (os que têm, geralmente começam a pensar em pessoas e não em bytes): achar que existem sistemas que se comunicam apenas com sistemas. Todo sistema em algum momento terá uma interface com humanos, portanto deve ser pensado em interação com humanos, SEMPRE. Ou seja, não vejo como não pensar em AI na fase "por trás" da interface com o usuário intermediário ou final.

Mesmo na fase de back-end, para usar um linguajar tecnológico que o povo de TI adora, você tem de planejar pensando no front-end, do contrário, quando chegar na fase de AI, o sistema vai ficar super limitado e os AIs ouvirão a resposta que algumas pessoas de TI amam falar: ah, essa interação que você pensou não poderá ser feita, porque o "software não permite". Ou ainda: este problema de usabilidade existe por uma "limitação do programa". Em outras palavras, o que o cara de TI está falando é: quando eu estava projetando o back-end, eu achei que o software se comunicaria apenas com o software e não pensei no usuário final. :P

Podemos concluir o seguinte: talvez esta fase não precise de um AI, mas com certeza, precisa de AI.

Abs
Leticia