aifia-pt - Re: [AI] Identificar necessidades dos usuários - Perguntar? Observar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Thiago Franco" <topfranco AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Identificar necessidades dos usuários - Perguntar? Observar?
  • Date: Thu, 8 May 2008 10:53:27 -0400

Talvez vocês se interessem por esse paper, apresentado no IA Summit deste ano:

What are your users REALLY thinking? An objective way to uncover the subjective
http://www.iasummit.org/proceedings/2008/what_are_your_users_really_thi

O paper aborda um método chamado "Q methodology" que pode ser usado para analisar subjetividade e atitudes de usuários. Como por exemplo: entender preferências sobre determinados tipos de conteúdo, entender preferências por determinados tipos de layout ou analisar julgamentos sobre informações contidas em websites.

Talvez seja um caminho possível por duas razões:

1. Por ser um método relativamente econômico, pode ser aplicado em situações reais e cotidianas.
2. Para nos ajudar a pensar "além da boa usabilidade", como foi sugerido pelo Felipe Memória, e entender porque alguns sites com estética e usabilidade questionáveis fazem um enorme sucesso.

--

Thiago